Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial metabólico do microbioma bacteriano de jardins de fungo de formigas Attini

Processo: 16/02767-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 22 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:André Rodrigues
Beneficiário:Mariana de Oliveira Barcoto
Supervisor no Exterior: Cameron Robert Currie
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/16415-0 - Potencial metabólico do microbioma associado ao jardim de fungo de formigas da tribo Attini, BP.MS
Assunto(s):Fungos   Formigas

Resumo

As formigas da tribo Attini mantêm uma relação mutualista com fungos que cultivam para alimentação. Os jardins de fungo desses insetos abrigam um microbioma complexo, compreendendo leveduras, fungos filamentosos e bactérias. Diversas evidências sugerem que a comunidade bacteriana encontrada no jardim de fungo desempenha funções na fisiologia da colônia, como fixação de nitrogênio atmosférico, degradação de biomassa vegetal, biossíntese de nutrientes e atividade antimicrobiana. O presente projeto tem como objetivo comparar o potencial metabólico do microbioma bacteriano presente na fungicultura praticada por Atta sexdens rubropilosa (fungicultura derivada na qual partes frescas de plantas são utilizadas como substrato para o cultivo do fungo) e Mycocepurus goeldii (fungicultura basal, na qual partes secas de plantas, sementes e outros substratos são utilizados para o cultivo do fungo). A partir de um enriquecimento bacteriano do jardim de fungo dessas duas formigas, o DNA total da comunidade bacteriana foi extraído e sequenciado. Na presente proposta, pretendemos efetuar a montagem e a análise do potencial metabólico desse conjunto de dados utilizando softwares específicos. Tais análises são fundamentais para o processamento dos dados e serão realizadas no laboratório do Dr. Cameron R. Currie (Department of Bacteriology, University of Wisconsin-Madison, EUA). Esse laboratório apresenta experiência em estudos sobre ecologia e evolução da associação entre formigas Attini e micro-organismos. Nos últimos anos, Dr. Currie e sua equipe desvendaram vários aspectos a respeito da diversidade microbiana nesse ambiente, revelando diversas funções desempenhadas por micro-organismos presentes nesse microbioma. Por abrigar especialistas e as ferramentas necessárias para explorar os dois metagenomas gerados, as análises a serem realizadas no laboratório do Dr. Currie são essenciais para o desenvolvimento do projeto de mestrado ao qual a presente proposta está vinculada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARCOTO, MARIANA O.; CARLOS-SHANLEY, CAMILA; FAN, HUAN; FERRO, MILENE; NAGAMOTO, NILSON S.; BACCI, JR., MAURICIO; CURRIE, CAMERON R.; RODRIGUES, ANDRE. Fungus-growing insects host a distinctive microbiota apparently adapted to the fungiculture environment. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 JUL 24 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.