Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizando a fenologia vegetativa para investigar os controladores de fluxo de energia dos ecossistemas em vegetações tropicais

Processo: 16/01413-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Bruna de Costa Alberton
Supervisor no Exterior: Andrew Richardson
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/00215-0 - Fenologia remota e os padrões de trocas foliares ao longo de um gradiente de sazonalidade, BP.DR
Assunto(s):Fenologia   Ciclo do carbono   Mata Atlântica   Savana   Sazonalidade

Resumo

Fluxos de carbono, água, e energia são os principais componentes da ciclagem biogeoquímica entre biosfera e atmosfera. As florestas tropicais tem um papel importante no balanço global do carbono, no entanto mais estudos são necessários para o melhor entendimento de incertezas a respeito dos padrões temporais e dos controladores das trocas de carbono. A fenologia vegetativa pode ter um papel importante na descrição da sazonalidade e variação inter anual das trocas de carbono. Mudanças temporais na vegetação podem estimular os processos de trocas de carbono através da sua influencia nos processos de fotossíntese, respiração e formação de serapilheira. O método das fotografias digitais repetidas é capaz de descrever as trocas foliares através das mudanças de cor da vegetação em uma escala temporal diária, e ainda pode ser associado a medidas de covariância de vórtices (eddy covariance) para investigar os fluxos de energia na escala do ecossistema. Nosso principal objetivo durante a BEPE é a de responder a terceira questão da tese de doutorado: Quais as relações entre os padrões temporais da fenologia vegetativa e dos fluxos de carbono do ecossistema. Nós temos monitorado a fenologia e os fluxos de energia em três locais, que são: uma floresta tropical seca, que pertence ao bioma Caatinga, uma área de cerrado sensu stricto, e uma Floresta Atlântica. Os objetivos específicos, são: (i) descrever os padrões e determinar os principais controladores do clima estimulando o brotamento e a senescência foliar para cada um dos tipos de vegetação, (ii) investigar a relação entre os padrões da fenologia vegetativa e os componentes do fluxo de energia do ecossistema, e (iii) investigar se diferentes condições de sazonalidade pode influenciar o padrão da fenologia e os controladores dos fluxos de energia do ecossistema. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, EWERTON; TORRES, RICARDO S.; ALBERTON, BRUNA; MORELLATO, LEONOR PATRICIA C.; SILVA, THIAGO S. F. A Change-Driven Image Foveation Approach for Tracking Plant Phenology. REMOTE SENSING, v. 12, n. 9 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
ALBERTON, BRUNA; TORRES, RICARDO DA SILVA; SANNA FREIRE SILVA, THIAGO; DA ROCHA, HUMBERTO R.; MOURA, MAGNA S. B.; MORELLATO, LEONOR PATRICIA CERDEIRA. Leafing Patterns and Drivers across Seasonally Dry Tropical Communities. REMOTE SENSING, v. 11, n. 19 OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
GUTIERREZ DE CAMARGO, MARIA GABRIELA; DE CARVALHO, GUSTAVO HENRIQUE; ALBERTON, BRUNA DE COSTA; REYS, PAULA; CERDEIRA MORELLATO, LEONOR PATRICIA. Leafing patterns and leaf exchange strategies of a cerrado woody community. Biotropica, v. 50, n. 3, p. 442-454, MAY 2018. Citações Web of Science: 5.
ALBERTON, BRUNA; TORRES, RICARDO DA S.; CANCIAN, LEONARDO F.; BORGES, BRUNO D.; ALMEIDA, JURANDY; MARIANO, GREICE C.; DOS SANTOS, JEFERSSON; CERDEIRA MORELLATOA, LEONOR PATRICIA. Introducing digital cameras to monitor plant phenology in the tropics: applications for conservation. PERSPECTIVES IN ECOLOGY AND CONSERVATION, v. 15, n. 2, p. 82-90, APR-JUN 2017. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.