Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão global de genes de Candidatus Liberibacter asiaticus em diferentes fases do desenvolvimento do vetor (Diaphorina citri).

Processo: 15/13971-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Inaiara de Souza Pacheco
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57909-2 - Plataforma genômica aplicada ao melhoramento de citros, AP.TEM
Assunto(s):Greening (doença de planta)   Genética microbiana

Resumo

Os citros e seus subprodutos são uma das principais commodities brasileiras, no entanto, desde o surgimento da doença Huanglongbing (HLB) no país, em 2004, a taxa de infecção e a erradicação de plantas tem sido crescentes. A doença é causada por bactérias Gram-negativas do gênero Liberibacter e limitadas ao floema. Estas bactérias se distribuem sistemicamente pelos vasos floemáticos da planta e promovem a abscisão de folhas e frutos, levando a planta a morte em poucos anos. No Brasil ocorrem duas espécies de bactérias causadoras do HLB: Candidatus Liberibacter asiaticus, que está presente em todos os países afetados pelo HLB com exceção do continente africano, e Candidatus Liberibacter americanus, presente apenas no Brasil. Até o presente momento, o isolamento e cultivo in vitro dessas bactérias não foi possível, o que dificulta seus estudos. O principal meio de transmissão de Ca. Liberibacter spp. consiste em insetos vetores da família Psyllidae, sendo a espécie Diaphorina citri Kuwayama o principal vetor nas Américas. Muitos estudos vêm sendo desenvolvidos com a finalidade de se compreender diversos aspectos desse patossistema, principalmente o que concerne à interação planta-patógeno ou planta-inseto vetor, contudo, os estudos que comtemplam os mecanismos genéticos e fisiológicos da interação entre o patógeno e o seu vetor são escassos e recentes. Dessa forma, objetiva-se com esse trabalho, a identificação da expressão diferencial de genes Ca. Liberibacter asiaticus em diferentes estágios de desenvolvimento de D. citri visando à compreensão do mecanismo gênico da interação entre essas bactérias e o inseto vetor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, INAIARA DE SOUZA; GALDEANO, DIOGO MANZANO; SPOTTI LOPES, JOAO ROBERTO; MACHADO, MARCOS ANTONIO. Development on Infected Citrus over Generations Increases Vector Infection by `CandidatusLiberibacter Asiaticus inDiaphorina citri'. INSECTS, v. 11, n. 8 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.