Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo de técnicas de medição e aquisição de sinais de transdutores piezelétricos para detecção de dano baseada na impedância eletromecânica

Processo: 15/23272-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Fabricio Guimarães Baptista
Beneficiário:Danilo Ecidir Budoya
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil

Resumo

Esta pesquisa de mestrado está relacionada com o projeto regular financiado pela FAPESP (Processo 2015/02500-6) intitulado "Sistemas de Monitoramento Baseados na Técnica da Impedância Eletromecânica: Novas Tendências e Desafios". Os sistemas de monitoramento de integridade estrutural, também conhecidos como SHM do termo em inglês Structural Health Monitoring, fazem o monitoramento de diversos tipos de estruturas, tais como infraestruturas civis e grandes meios de transporte, detectando dano estrutural. Esses sistemas são de interesse científico e econômico, pois detectar dano estrutural ainda em estágio inicial aumenta a segurança dos usuários e reduz os custos com manutenção. Entre os vários métodos de detecção de dano, a técnica da impedância eletromecânica (E/M) se destaca por sua metodologia simples e por utilizar transdutores piezelétricos pequenos, leves e de baixo custo. O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo das diferentes metodologias de medição e aquisição de sinais dos transdutores, que é uma etapa fundamental da técnica da impedância E/M. Com os resultados obtidos, espera-se fazer uma análise comparativa entre as diversas técnicas quanto à sensibilidade para a detecção de dano, acurácia e precisão das medidas de impedância.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUDOYA, DANILO ECIDIR; BAPTISTA, FABRICIO GUIMARAES. A Comparative Study of Impedance Measurement Techniques for Structural Health Monitoring Applications. IEEE TRANSACTIONS ON INSTRUMENTATION AND MEASUREMENT, v. 67, n. 4, p. 912-924, APR 2018. Citações Web of Science: 13.
DE FREITAS, EVERALDO S.; BAPTISTA, FABRICIO G.; BUDOYA, DANILO E.; DE CASTRO, BRUNO A. Equivalent Circuit of Piezoelectric Diaphragms for Impedance-Based Structural Health Monitoring Applications. IEEE SENSORS JOURNAL, v. 17, n. 17, p. 5537-5546, SEP 1 2017. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUDOYA, Danilo Ecidir. Estudo comparativo de técnicas de medição e aquisição de sinais de transdutores piezelétricos para detecção de dano baseada na impedância eletromecânica. 2018. 43 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.