Busca avançada
Ano de início
Entree

Dicionário português-inglês de verbos para estudantes brasileiros: elaboração de verbetes iniciados em 'c'

Processo: 15/20919-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Regiani Aparecida Santos Zacarias
Beneficiário:Alex Sandro da Silva Polizer
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Lexicografia   Língua portuguesa   Língua inglesa   Identificação   Verbo   Dicionários   Pesquisa educacional

Resumo

O projeto propõe pesquisa em Lexicografia Bilíngue Pedagógica- Português-Inglês, disciplina da Linguística Aplicada, vinculada às Ciências Sociais. O objetivo é elaborar dicionário de verbos português-inglês, proposta já em andamento, desenvolvido pela Drª. Regiani Zacarias, também orientadora desta pesquisa. Fundamentando-se na contrastividade das línguas portuguesa e inglesa, o dicionário destina-se a suprir às necessidades do usuário brasileiro, aprendiz da língua inglesa. O trabalho inicia-se com a identificação dos verbos mais utilizados em língua portuguesa, apontados na obra de Bay e Davies (2008) e confirmados no site: http://www.sketchengine.co.uk/. Em seguida, será realizado o estudo dos dez primeiros verbos iniciados com a letra C, avaliando-se, ao mesmo tempo,os verbetes de cada um dos verbos em cinco dicionários escolares português-inglês, apresentando-se, ao fim do trabalho, a redação completa dos verbetes dos dez verbos que, por sua vez, serão inseridos no dicionário em elaboração.