Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da PRL e de HSPB1 na autofagia e estresse oxidativo de células-beta

Processo: 16/02881-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 16 de maio de 2016
Vigência (Término): 15 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Leticia Labriola
Beneficiário:Letícia Ferreira Terra
Supervisor no Exterior: Stephan Lortz
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Hannover Medical School, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/13914-0 - Papel citoprotetor da prolactina na autofagia de células-beta, BP.PD
Assunto(s):Biologia celular   Diabetes mellitus   Estresse oxidativo   Prolactina   Autofagia

Resumo

Resultados recentes de nosso laboratório mostraram que em células-beta, prolactina (PRL) leva a uma indução de HSPB1, e que silenciando sua expressão abole completamente os efeitos da PRL na citoproteção. Além disso, realizando imunprecipitação seguida de espectroscopia de massa, sabemos agora que apenas quando células-beta foram cotratadas com citocinas e PRL, HSPB1 interage com as superoxido dismutase 1 e 2, assim como com peroxirredoxina 1 e 3. Também temos analisado o papel da PRL na autofagia de células-beta com resultados interessantes. Portanto seria importante estudar os efeitos da PRL e a sua consequente indução de HSPB1 em um possível cross-talk entre autofagia e estresse de retículo em células-beta. Para que esse objetivo possa ser perseguido, seria importante investigar as diferenças entre a resistência a estresse oxidativo entre células-beta expressando ou não HSPBq submetidas a tratamento com citocinas ou rapamicina, na presença ou ausência de PRL. Os resultados obtidos com esse projeto nos permitirão propor novas hipóteses para os mecanismos moleculares envolvidos na citoproteção de células-beta, bem como a abordagens terapêuticas alternativas visando ao aumento de viabilidade celular e ultimamente ao sucesso do transplante de ilhotas em pacientes com diabetes mellitus tipo 1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TERRA, LETICIA F.; WAILEMANN, ROSANGELA A. M.; DOS SANTOS, ANCELY F.; GOMES, VINICIUS M.; SILVA, RAILMARA P.; LAPORTE, ANNA; MEOTTI, FLAVIA C.; TERRA, WALTER R.; PALMISANO, GIUSEPPE; LORTZ, STEPHAN; et al. Heat shock protein B1 is a key mediator of prolactin-induced beta-cell cytoprotection against oxidative stress. Free Radical Biology and Medicine, v. 134, p. 394-405, . (16/02881-2, 14/17974-0, 13/07029-4, 17/03618-6, 14/02745-6, 13/13914-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.