Busca avançada
Ano de início
Entree

Prosódia e escrita: um estudo longitudinal de hipossegmentações em textos do ensino fundamental II

Processo: 15/26763-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Roberta Pereira Fiel
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Palavra   Prosódia   Oralidade   Letramento   Escrita   Análise morfossintática

Resumo

Este projeto visa identificar regularidades prosódicas e morfossintáticas em hipossegmentações de palavras escritas - como "puraqui" (por aqui), nas quais há a ausência não-convencional de fronteira gráfica. Os dados são identificados em textos produzidos por 89 alunos ao longo dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Partimos da premissa de que esse tipo de segmentação não-convencional de palavra escrita evidencia hipóteses do escrevente acerca do que seja palavra (orto)gráfica. Essas hipóteses encontram-se ancoradas tanto em estruturas prosódicas da língua (constituintes prosódicos como palavra e grupo clítico), quanto em informações letradas (colocações de espaços em branco que indicariam palavra escrita para o aluno). Buscamos responder as seguintes perguntas: I) Quais são as estruturas prosódicas mobilizadas pelos alunos do EFII na segmentação de palavras? (II) Que dificuldades ortográficas podem ser identificadas por meio de informações morfossintáticas (de palavras gramaticais e lexicais) das palavras hipossegmentadas? (III) O que as segmentações não-convencionais revelam sobre as hipóteses dos escreventes em direção à convenção ortográfica? (IV) Quais as relações entre oralidade e letramento que os dados de hipossegmentação revelam? As respostas a essas perguntas serão dadas a partir de discussão teórica sobre relações entre fala e escrita e entre oralidade e letramento, relevantes para o trabalho sobre as convenções ortográficas do Português.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIEL, Roberta Pereira. Estudo longitudinal de hipossegmentações em textos do Ensino Fundamental II. 2018. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.