Busca avançada
Ano de início
Entree

Hinos órficos: edição, estudo geral e comentários filológicos

Processo: 15/12987-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:José Marcos Mariani de Macedo
Beneficiário:Pedro Barbieri Antunes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Orfismo   Comportamento ritualístico   Sincretismo

Resumo

Pretendo elaborar uma edição comentada dos Hinos órficos, um compêndio de 88 hinos cléticos, compostos entre os sécs. 2-4 d.C., partindo do texto estabelecido por Quandt (2005 [1955]) e confrontando-o com as propostas de Ricciardelli (2000), Morand (2001) e Vian (2014). Este projeto é uma tentativa de instigar uma iniciativa de formação de tradição filológica de estabelecimento de texto, aparato crítico e comentários pormenorizados nos estudos clássicos no Brasil. A minha pretensão é realizar críticas pontuais do texto dos Hinos e apresentar algumas soluções válidas, mas tendo sempre como apoio o texto já consolidado de Quandt. Proponho também um estudo aprofundado, no qual debato: i) a autoria e datação desses poemas; ii) a sua provável ocasião de performance, com base em uma abordagem empírica do texto e uma apreciação do status quaestionis sobre o tema; iii) os elementos órficos e sincréticos dos Hinos; iv) a estrutura e disposição dos hinos dentro da coletânea; v) tipologia hínica e eficácia epiclética; vi) a linguagem e estilo, assim como a prosódia e métrica dos Hinos (fraseologia, epítetos, figuras empregadas). Como de praxe nesse tipo de estudo, os comentários serão feitos após o texto original, verso a verso. Além de propor um novo formato de estudos em nossa tradição, este projeto lida com um objeto pouco explorado e que, no entanto, propicia o exame de tópicos importantes como: questões composicionais, a hínica e epiclética grega, os rituais mistéricos, a religião órfica e sincrética do período imperial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTUNES, Pedro Barbieri. Hinos órficos: edição, estudo geral e comentários filológicos. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.