Bolsa 16/00237-9 - Funcionalismo, Modalidade - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização

Processo: 16/00237-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sandra Denise Gasparini Bastos
Beneficiário:Ana Luiza Ferancini Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Funcionalismo   Modalidade   Gramaticalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:funcionalismo | Gramaticalização | Modalidade | tener que | Gramaticalização

Resumo

Dentro de uma perspectiva funcionalista da linguagem, Hengeveld (2004) classifica as modalidades segundo dois critérios: o alvo da avaliação (parte do enunciado que é modalizada) e o domínio semântico (sob qual perspectiva a avaliação é feita). Por este último critério as modalidades são subdivididas em facultativa, epistêmica, deôntica e volitiva. O presente projeto de pesquisa pretende verificar, segundo a classificação da modalidade proposta por Hengeveld (2004) e com base no processo da gramaticalização, os valores modais que a construção "tener que" do espanhol peninsular pode expressar. Considerando-se a gramaticalização como um processo gradual de mudança linguística que tem a unidirecionalidade da trajetória [léxico] > [gramática] como princípio diretor e que envolve a transferência conceptual de uma expressão de significado mais concreto (formas-fonte) para a expressão de significado mais abstrato (formas-alvo) (HEINE et al., 1991), o projeto tem como objetivo maior verificar o processo de abstratização da construção perifrástica "tener que" que, segundo hipóteses iniciais, expressa inicialmente valores deônticos e, posteriormente, passa a expressar valores epistêmicos. Para verificar os significados modais expressos por essa construção, faz-se necessária uma pesquisa em perspectiva diacrônica a fim de se comprovar o "cline" de gramaticalidade da perífrase (inerente/deôntico > epistêmico) já observado em perspectiva sincrônica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Ana Luiza Ferancini. Uma investigação diacrônica da construção modal tener que no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.