Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variabilidade de Candidatus Liberibacter asiaticus e produção de plantas cítricas com genes de profagos

Processo: 16/01993-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Leandro Antonio Peña Garcia
Beneficiário:Priscila Alves da Silva
Instituição-sede: Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS). Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/07011-3 - Estratégias biotecnológicas para o controle do HLB mediante transgenia, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/17735-0 - Sequenciamento completo do genoma de citros associado a bactéria fitopatogênica e posterior avaliação da estrutura populacional em pomares cítricos, BE.EP.PD
Assunto(s):Greening (doença de planta)   Bacteriocinas

Resumo

O Huanglongbing (HLB) é a maior ameaça da citricultura mundial. A rápida e eficiente disseminação de Candidatus Liberibacter spp., causadoras do HLB, pelo psilídeo Diaphorina citri e a ausência de resistência genética em citros são fatores que respondem pela severidade da doença. No Brasil temos associado ao HLB as espécies Ca. L. asiaticus (Las) e Ca. L. americanus (Lam). O desenvolvimento de cultivares de citros agronomicamente aceitáveis e com adequado nível de resistência é uma forma eficiente, econômica e ambientalmente sustentável de controlar doenças. Entretanto, o melhoramento de citros é um processo longo, pelos aspectos genéticos e reprodutivos desse gênero, com o componente adicional da ausência de resistência às Liberibactérias e a D. citri. A produção de cítricos transgênicos resistentes ao HLB é uma alternativa às estratégias de manejo da doença, podendo viabilizar técnica e economicamente a citricultura brasileira frente ao HLB e para a manutenção de sua liderança mundial. A hipótese de controle de Liberibactérias com colicina será testada com a colicina de Ca. L. asiaticus contra Ca. L. americanus. A análise da diversidade da população de Las servirá para identificar o haplotipo predominante na população de campo. Como aplicação prática, as colicinas ortólogas a Las, de Lam e de Ca. L. solanacearum (Lso) serão testadas para o controle de HLB causado por Las. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, PRISCILA ALVES; FASSINI, CAMILA GIACOMO; SAMPAIO, LAIS SIMES; DEQUIGIOVANNI, GABRIEL; ZUCCHI, MARIA IMACULADA; WULFF, NELSON ARNO. Genetic Diversity of `Candidatus Liberibacter asiaticus' Revealed by Short Tandem Repeats and Prophage Typing Indicates Population Homogeneity in Brazil. PHYTOPATHOLOGY, v. 109, n. 6, p. 960-971, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.