Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de microRNAs envolvidos nas vias anabólicas e catabólicas na musculatura esquelética vermelha e branca do pacu durante o jejum e realimentação (Piaractus mesopotamicus)

Processo: 16/00725-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maeli Dal Pai
Beneficiário:Bruna Tereza Thomazini Zanella
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta com restrição   Sistema musculoesquelético   Músculo esquelético   Realimentação de relevância   Piaractus mesopotamicus   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   MicroRNAs

Resumo

O músculo esquelético nos peixes corresponde a maior parte da massa corporal, e o crescimento ocorre por hipertrofia e/ou hiperplasia das fibras, processos que variam com a espécie, fase de desenvolvimento e estado nutricional. O desenvolvimento, crescimento e o fenótipo muscular envolvem a ativação ou inibição de vias de sinalização, responsáveis pelo controle da atividade das vias anabólicas e catabólicas do tecido muscular. Recentemente pequenos RNAs não codificantes (microRNAs) tem sido descritos como moduladores dessas vias, influenciando nas taxas de síntese e degradação proteica. Com base nessas informações, estudos que buscam elucidar a interação entre esses microRNAs e seus alvos, além de seu papel no controle da massa muscular são fundamentais para um melhor esclarecimento sobre a real contribuição dessas moléculas neste processo, em condições que ocorre uma alteração na homeostase entre os estados anabólico e catabólico, como em situações de restrição alimentar e realimentação. O objetivo desse trabalho é avaliar na musculatura vermelha e branca de juvenis de pacu (150g) submetidos a um período de jejum (10 dias) e realimentação de aproximadamente 03 dias a expressão gênica dos MicroRNAs (miR-1, miR-23a, miR-206 e miR-199b) e correlacionar sua expressão com a expressão do mRNA dos genes alvos (IGF-1, PGC-1±, MAFbx e mTOR). A expressão dos microRNAs selecionados será realizada por Reação em Cadeia da Polimerase após Transcrição Reversa em Tempo Real (RT-qPCR) nos grupos G-10 (grupo controle), T0 (zero dias de jejum) e G5 (60 horas de realimentação).Os dados obtidos serão submetidos a análises estatísticas adequadas após a realização dos testes de normalidade e homocedasticidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA, TASSIANA GUTIERREZ; THOMAZINI ZANELLA, BRUNA TEREZA; DE ALMEIDA FANTINATTI, BRUNO EVARISTO; DE MORAES, LEONARDO NAZARIO; DA SILVA DURAN, BRUNO OLIVEIRA; DE OLIVEIRA, CAROLINE BREDARIOL; SIMOES SALOMAO, RONDINELLE ARTUR; DA SILVA, RAFAELA NUNES; PADOVANI, CARLOS ROBERTO; DOS SANTOS, VANDER BRUNO; MARECO, EDSON ASSUNCAO; CARVALHO, ROBSON FRANCISCO; DAL-PAI-SILVA, MAELI. Food restriction increase the expression of mTORC1 complex genes in the skeletal muscle of juvenile pacu (Piaractus mesopotamicus). PLoS One, v. 12, n. 5 MAY 15 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.