Busca avançada
Ano de início
Entree

Geocronologia das coberturas superficiais em baixos terraços fluviais, marinhos e fluvio-marinhos na foz das bacias do Ribeira de Iguape-SP e do Rio Paraíba do Sul-RJ: flutuações climáticas holocênicas no sudeste brasileiro

Processo: 16/00382-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Archimedes Perez Filho
Beneficiário:André de Oliveira Souza
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Holoceno   Geomorfologia

Resumo

O projeto de pesquisa contempla estudos desenvolvidos na elaboração da tese de doutorado a ser desenvolvida pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação do Prof. Dr. Archimedes Perez Filho, a qual está vinculada ao projeto temático intitulado "Espacialização e geocronologia das coberturas superficiais em terraços marinhos, flúvio-marinhos e fluviais no contexto das oscilações climáticas, associadas aos episódios de transgressão e regressão marinha holocênicas no litoral brasileiro", em análise pela FAPESP. O objetivo geral do trabalho contempla a correlação de idades obtidas, por datações absolutas dos materiais que recobrem baixos terraços fluviais, marinhos e flúvio-marinhos presentes no baixo curso e na foz do Ribeira de Iguape, localizado no litoral do Estado de São Paulo, bem como no baixo curso e na foz do rio Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, com flutuações climáticas holocênicas identificadas em baixos terraços de bacias hidrográficas no interior do continente. Deste modo, a hipótese se alicerça na possibilidade de que eventos climáticos holocênicos, identificados em terraços fluviais de bacias continentais, também possam ser identificados em ambiente costeiro, estando os mesmos relacionados às transgressões e regressões marinhas recentes; e, portanto, indicativos de pulsos climáticos de ordem regional. Para alcançar os objetivos mencionados, serão identificados e espacializados baixos terraços por meio da análise de imagens orbitais e não orbitais e trabalhos de campo. Metodologias utilizadas estão vinculadas a análises morfométricas, estudos sedimentológicos e datações absolutas de coberturas superficiais em terraços por meio da Luminescência Opticamente Estimulada (LOE). Por fim, menciona-se que os resultados dessa pesquisa, associados a outros trabalhos relacionados à temática, possibilitará uma maior compreensão da dinâmica geomorfológica, sobretudo quanto às evidências de pulsos climáticos holocênicos fornecendo subsídios à mitigação dos efeitos decorrentes dessas oscilações climáticas em áreas urbanizadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ANDRE DE OLIVEIRA; PEREZ FILHO, ARCHIMEDES. Late Holocene coastal dynamics, climate pulses and low terraces in the coast of the state of Sao Paulo, southeast, Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 92, p. 234-245, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.