Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel de mTOR no metabolismo energético e ativação de células B durante a inflamação intestinal experimental

Processo: 15/26682-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 06 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Paulo José Basso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/02270-2 - Novos mecanismos celulares, moleculares e imunológicos das lesões renais agudas e crônicas: busca por novas estratégias terapêuticas, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/08563-8 - Nuetrientes e Metabolismo na regulação da imunidade humoral: O papel dos HIFs, BE.EP.DR
Assunto(s):Linfócitos B   Doenças inflamatórias intestinais   Inflamação

Resumo

As funções das células B na imunopatogênese das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) têm sido pouco estudadas, mas trabalhos recentes apontaram sua enorme importância para o controle destas doenças. Sabe-se que as funções celulares são coordenadas pelo metabolismo energético e que este depende de fatores como nutrientes e inflamação, porém não há relatos na literatura sobre o impacto das alterações metabólicas na ativação e função de células B no contexto da inflamação intestinal. Visto que a proteína quinase alvo da rapamicina de mamíferos (mTOR) é um dos mais importantes sensores metabólicos intracelular, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o papel de mTOR no metabolismo energético e na ativação de células B na inflamação intestinal experimental. Neste sentido, formulamos a hipótese de que a ativação de linfócitos B envolve vias de sinalização de mTOR, sendo determinante para a inflamação e/ou regeneração tecidual intestinal. Para isso, camundongos selvagens e transgênicos (com inativação ou superativação do complexo 1 de mTOR - mTORC1 - especificamente em células B) serão submetidos à colite experimental por dextran sulfato de sódio (DSS) para avaliação da doença. Serão realizadas análises dos sinais clínicos, escore pós-morte, histologia, concentrações de citocinas e/ou anticorpos (IgA/IgM), imunofenotipagem das subpopulações de células B e avaliações da composição e da influência da microbiota intestinal na ativação de mTOR nestas células. Para os ensaios metabólicos, células B serão avaliadas por fluxo extracelular, captação de glicose ou cultivadas em meios de cultura na ausência de nutrientes específicos para investigar a ativação de mTOR, bem como de proteínas relacionadas às suas vias de sinalização. Desta forma, acreditamos que os resultados esperados para o projeto contribuirão não somente no entendimento da patogênese das DII, mas permitirão desenhos de estratégias experimentais terapêuticas que possam beneficiar os pacientes no futuro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA BREDA, CRISTIANE NAFFAH; DAVANZO, GUSTAVO GASTAO; BASSO, PAULO JOSE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; MENDES MORAES-VIEIRA, PEDRO MANOEL. Mitochondria as central hub of the immune system. REDOX BIOLOGY, v. 26, SEP 2019. Citações Web of Science: 4.
VIEIRA, RAQUEL DE SOUZA; CASTOLDI, ANGELA; BASSO, PAULO JOSE; HIYANE, MEIRE IOSHIE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; ALMEIDA, RAFAEL RIBEIRO. Butyrate Attenuates Lung Inflammation by Negatively Modulating Th9 Cells. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 3.
BASSO, PAULO JOSE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON. Microbial-Based Therapies in the Treatment of Inflammatory Bowel Disease - An Overview of Human Studies. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 9, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.