Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel de mTOR no metabolismo energético e ativação de células b durante a inflamação intestinal experimental

Processo: 15/26682-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 06 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Paulo José Basso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/02270-2 - Novos mecanismos celulares, moleculares e imunológicos das lesões renais agudas e crônicas: busca por novas estratégias terapêuticas, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/08563-8 - Nuetrientes e metabolismo na regulação da imunidade humoral: o papel dos HIFs, BE.EP.DR
Assunto(s):Linfócitos B   Doenças inflamatórias intestinais   Inflamação

Resumo

As funções das células B na imunopatogênese das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) têm sido pouco estudadas, mas trabalhos recentes apontaram sua enorme importância para o controle destas doenças. Sabe-se que as funções celulares são coordenadas pelo metabolismo energético e que este depende de fatores como nutrientes e inflamação, porém não há relatos na literatura sobre o impacto das alterações metabólicas na ativação e função de células B no contexto da inflamação intestinal. Visto que a proteína quinase alvo da rapamicina de mamíferos (mTOR) é um dos mais importantes sensores metabólicos intracelular, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o papel de mTOR no metabolismo energético e na ativação de células B na inflamação intestinal experimental. Neste sentido, formulamos a hipótese de que a ativação de linfócitos B envolve vias de sinalização de mTOR, sendo determinante para a inflamação e/ou regeneração tecidual intestinal. Para isso, camundongos selvagens e transgênicos (com inativação ou superativação do complexo 1 de mTOR - mTORC1 - especificamente em células B) serão submetidos à colite experimental por dextran sulfato de sódio (DSS) para avaliação da doença. Serão realizadas análises dos sinais clínicos, escore pós-morte, histologia, concentrações de citocinas e/ou anticorpos (IgA/IgM), imunofenotipagem das subpopulações de células B e avaliações da composição e da influência da microbiota intestinal na ativação de mTOR nestas células. Para os ensaios metabólicos, células B serão avaliadas por fluxo extracelular, captação de glicose ou cultivadas em meios de cultura na ausência de nutrientes específicos para investigar a ativação de mTOR, bem como de proteínas relacionadas às suas vias de sinalização. Desta forma, acreditamos que os resultados esperados para o projeto contribuirão não somente no entendimento da patogênese das DII, mas permitirão desenhos de estratégias experimentais terapêuticas que possam beneficiar os pacientes no futuro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA BREDA, CRISTIANE NAFFAH; DAVANZO, GUSTAVO GASTAO; BASSO, PAULO JOSE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; MENDES MORAES-VIEIRA, PEDRO MANOEL. Mitochondria as central hub of the immune system. REDOX BIOLOGY, v. 26, SEP 2019. Citações Web of Science: 4.
VIEIRA, RAQUEL DE SOUZA; CASTOLDI, ANGELA; BASSO, PAULO JOSE; HIYANE, MEIRE IOSHIE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; ALMEIDA, RAFAEL RIBEIRO. Butyrate Attenuates Lung Inflammation by Negatively Modulating Th9 Cells. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 3.
BASSO, PAULO JOSE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; SALES-CAMPOS, HELIOSWILTON. Microbial-Based Therapies in the Treatment of Inflammatory Bowel Disease - An Overview of Human Studies. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 9, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.