Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaços de módulos de feixes no espaço projetivo

Processo: 16/03759-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 22 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Álgebra
Pesquisador responsável:Marcos Benevenuto Jardim
Beneficiário:Marcos Benevenuto Jardim
Anfitrião: Antony Maciocia
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Edinburgh, Escócia  
Assunto(s):Geometria algébrica

Resumo

O estudo de espaços de módulos de feixes é um problema clássico e relevante em geometria algébrica. O conceito de estabilidade é uma questão importante nesta área, e o uso de diferentes noções de estabilidade podem levar a um entendimento mais aprofundado da geometria do espaço de módulos do objeto sendo estudado.O presente projeto de pesquisa foca em feixes instanton no espaço projetivo de dimensão 3. Estes objetos podem ser estudados de três maneiras distintas: como feixes coerentes sem torção, como representações de uma determinada aljava, e como objetos na categoria derivada de feixes coerentes. Pretendemos desenvolver cada um destes três pontos de vista, explorando os diferentes conceitos de estabilidade que aparecem em cada categoria: estabilidade de Gieseker na categoria de feixes coerentes, estabilidade de King na categoria de representações de aljavas, e estabilidade de Bridgeland na categoria derivada de feixes coerentes.Os principais problemas que pretendemos abordar são a conexidade do espaço de módulos de feixes instanton, fenômenos de cruzamento de barreiras, e a caracterização das possíveis degenerações de feixes instanton nas diferentes categorias mencionadas acima. Ademais, esperamos obter algum progresso na descrição de espaços de módulos de objetos Bridgeland-estáveis sobre o espaço projetivo de dimensão 3, que ainda são pouco entendidos pela literatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, EMILIO; JARDIM, MARCOS; MENET, GREGOIRE. Brane involutions on irreducible holomorphic symplectic manifolds. KYOTO JOURNAL OF MATHEMATICS, v. 59, n. 1, p. 195-235, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
JARDIM, MARCOS; MAICAN, MARIO; TIKHOMIROV, ALEXANDER S. MODULI SPACES OF RANK 2 INSTANTON SHEAVES ON THE PROJECTIVE SPACE. PACIFIC JOURNAL OF MATHEMATICS, v. 291, n. 2, p. 399-424, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.