Busca avançada
Ano de início
Entree

Método para amostragem de experiências e intervenção programada (ESPIM)

Processo: 15/18117-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria da Graca Campos Pimentel
Beneficiário:Isabela Zaine
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50761-2 - Modelos e métodos de e-Science para ciências da vida e agrárias, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/09549-6 - Design e avaliação de uma aplicação de saúde para idosos baseada no sistema ESPIM, BE.EP.PD
Assunto(s):Instrução programada   Dispositivos móveis   Interação usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivos Móveis | Esm | Instrução Programada | programas de intervenção | Interação Usuário-computador

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo modelar o Experience Sampling and ProgrammedIntervention Method (ESPIM). O método combina procedimentos selecionados de Programaçãode Ensino Individualizada, técnicas do Experience Sampling Method (ESM) e de computaçãoubíqua para planejamento, autoria e aplicação de programas de intervenção. O método será modelado a partir da aplicação das teorias associadas a ESM e a instrução programada paradefinir melhores planejamentos de programas de intervenção e a técnicas e recursos decomputação ubíqua, como informações de contexto e dispositivos móveis, para implementaçãodas intervenções ou parte delas. Para definição e evolução do método serão construídas iterativamente, em colaboração com outros pesquisadores do mesmo grupo de pesquisa, versões de uma solução de software que permita sua aplicação. Para validação do método, serão realizados estudos de caso nos domínios de saúde e educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, BRUNA C. R.; RODRIGUES, KAMILA R. H.; ZAINE, ISABELA; SCALCO, LEONARDO F.; VIEL, CAIO C.; PIMENTEL, MARIA DA GRACA C.; ASSOC COMP MACHINERY. Web-based authoring of multimedia intervention programs for mobile devices A case study on elderly digital literacy. SAC '19: PROCEEDINGS OF THE 34TH ACM/SIGAPP SYMPOSIUM ON APPLIED COMPUTING, v. N/A, p. 8-pg., . (15/18117-7, 16/00351-6)
RODRIGUES CUNHA, BRUNA CAROLINA; DA HORA RODRIGUES, KAMILA RIOS; ZAINE, ISABELA; NOGUEIRA DA SILVA, ELIAS ADRIANO; VIEL, CAIO CESAR; CAMPOS PIMENTEL, MARIA DA GRACA. Experience Sampling and Programmed Intervention Method and System for Planning, Authoring, and Deploying Mobile Health Interventions: Design and Case Reports. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH, v. 23, n. 7, . (16/50489-4, 15/18117-7, 18/14674-7, 16/00351-6, 17/09549-6)
MARTINS, DIOGO S.; CUNHA, BRUNA C. R.; YAGUINUMA, CRISTIANE A.; ZAINE, ISABELA; PIMENTEL, MARIA DA GRACA C.. Effects of Interactive Video Annotations on Students' Browsing Behavior and Perceived Workload. APPLIED COMPUTING REVIEW, v. 19, n. 2, p. 44-57, . (15/18117-7, 13/03337-6, 16/00351-6, 19/00508-0)
ZAINE, ISABELA; FROHLICH, DAVID MARK; DA HORA RODRIGUES, KAMILA RIOS; RODRIGUES CUNHA, BRUNA CAROLINA; ORLANDO, ALEX FERNANDO; SCALCO, LEONARDO FERNANDES; CAMPOS PIMENTEL, MARIA DA GRACA. Promoting Social Connection and Deepening Relations Among Older Adults: Design and Qualitative Evaluation of Media Parcels. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH, v. 21, n. 10, . (15/18117-7, 16/00351-6, 17/09549-6, 16/50489-4)
PIMENTEL, MARIA DA GRACA C.; YAGUINUMA, CRISTIANE A.; MARTINS, DIOGO S.; ZAINE, ISABELA; ASSOC COMP MACHINERY. Anchoring interactive points of interest on web-based instructional video: effects on students' interaction behavior and perceived experience. SAC '19: PROCEEDINGS OF THE 34TH ACM/SIGAPP SYMPOSIUM ON APPLIED COMPUTING, v. N/A, p. 8-pg., . (13/03337-6, 15/18117-7, 16/00351-6)
VIEL, CAIO C.; RODRIGUES, KAMILA R. H.; ZAINE, ISABELA; CUNHA, BRUNA C. R.; SCALCO, LEONARDO F.; PIMENTEL, MARIA G. C.; ACM. Personalized Ubiquitous Data Collection and Intervention as Interactive Multimedia Documents. PROCEEDINGS OF THE 2017 ACM SYMPOSIUM ON DOCUMENT ENGINEERING (DOCENG 17), v. N/A, p. 4-pg., . (15/18117-7, 16/00351-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.