Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência e incorporação dos compostos nitrogenados provenientes da L-(15N) metionina no crescimento de frangos de corte

Processo: 15/25717-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Letícia Graziele Pacheco
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25761-4 - Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, AP.TEM
Assunto(s):Avicultura   Metabolismo animal   Produção animal   Isótopos estáveis   Aminoácidos   Frangos de corte

Resumo

O custo metabólico para incorporar qualquer aminoácido em uma cadeia proteica é menor que aquele estimado para excretá-lo, ao exceder a quantidade necessária do aminoácido, a energia que poderia ser utilizada para deposição em tecidos é desviada para excreção de nitrogênio. Partindo desse princípio, buscam-se novas alternativas para elucidar questões a respeito de metabolismo e fisiologia para a produção animal. A técnica dos isótopos estáveis será utilizada neste estudo para determinar as eficiências de deposição da L-(15N) metionina em diferentes tecidos em três idades de criação do frango de corte. Serão utilizados 183 pintos machos da linhagem Cobb 500®em três ensaios: 4 a 16, 18 a 30, e 32 a 44 dias de idade. O programa nutricional será composto de três fases e a ração será enriquecida com L-(15N) metionina (150,21mg, 98 atm%15N, Cambridge Isotope Laboratories®) administrada de acordo com o peso corporal da ave no início de cada ensaio. As amostras coletadas serão: penas, intestino, fígado, músculo peitoral, excreta e plasma sanguíneo. Posteriormente, as amostras serão analisadas por um analisador elementar (CHNS-O) acoplado a um espectrômetro de massa de razões isotópicas (IRMS) para quantificar o enriquecimento isotópico dos tecidos. As eficiências de utilização da L-(15N) metionina serão calculadas com base no balanço de massas entre consumo, excreção e incorporação do nitrogênio tecidual e serão utilizadas em modelos para estimar exigências de aminoácidos. Adicionalmente, este estudo promoverá entendimento mais específico acerca do nitrogênio presente na constituição da metionina no metabolismo de frangos de corte e, estes resultados fisiológicos poderão contribuir com métodos tradicionais de quantificação das exigências nutricionais de frangos de corte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, LETICIA G.; SAKOMURA, NILVA K.; SUZUKI, RAFAEL M.; DORIGAM, JULIANO C. P.; VIANA, GABRIEL S.; VAN MILGEN, JAAP; DENADAI, JULIANA C. Methionine to cystine ratio in the total sulfur amino acid requirements and sulfur amino acid metabolism using labelled amino acid approach for broilers. BMC Veterinary Research, v. 14, NOV 22 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Eficiência e incorporação de metionina e cistina em frangos de corte em ensaios de dose resposta e isótopos estáveis marcados. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.