Busca avançada
Ano de início
Entree

Empatia em Camundongos: Avaliação do papel dos receptores GABAA-benzodiazepínicos da insula na modulação de resposta nociceptiva em camundongos submetidos ao convívio com par em condição de dor crônica

Processo: 15/11908-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Azair Liane Matos Do Canto de Souza
Beneficiário:Caroline Riberti Zaniboni
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicofarmacologia   Camundongos   Empatia   Midazolam   Nociceptividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongos | empatia | Midazolam | Nocicepcão | Psicofarmacologia

Resumo

Compreender o processo da empatia se mostra necessário diante da abrangência do tema e de sua característica evolucionista, pois é um dos maiores fatores que contribuem para a evolução da espécie humana e para fortalecer a convivência em sociedade. Empatia é resposta emocional básica e produto de diversos circuitos cerebrais. Neste sentido estudos recentes têm demonstrado que roedores também possuem capacidade de empatia, principalmente frente a um quadro/situação de dor. A percepção da dor também é de extrema importância evolutiva e, da mesma forma, abrange diversos circuitos cerebrais. Trabalhos do nosso grupo demonstraram que a convivência em pares é capaz de alterar a resposta nociceptiva em camundongos. Além disso, verificamos que os mesmos circuitos modulatórios da empatia podem modular a dor, sendo a insula uma das estruturas envolvidas neste processo. Neste sentido, a inativação da insula promove antinocicepção em camundongos que conviveram com o par, submetido a um modelo de dor crônica. Evidências apontam que a insula pode modular as respostas nociceptivas via os receptores GABAA-benzodiazepínicos. Entretanto, não se conhece como estes processos estariam se relacionando na empatia. Diante do exposto, o objetivo deste estudo será investigar o papel dos receptores GABAA-benzodiazepínicos da insula na modulação das respostas nociceptivas em camundongos, sobre o efeito da convivência com o par por 28 dias, submetido a um modelo de dor crônica. Para isso, camundongos serão alojados aos pares a partir do desmame e, após 14 dias de convívio, um animal do par será submetido à cirurgia de constrição do nervo ciático ou não e, após cirurgia, permanecerão em convívio por mais 14 dias. No 28º dia de convivência o animal que conviveu com par em sofrimento receberá injeção intra-insula de salina ou midazolam (3,0 e 30 nmol/0,1 µL), um agonista benzodiazepínico, e passará pelo teste de contorções abdominais para avaliação dos índices de nocicepção.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANIBONI, CAROLINE R.; PELARIN, VINICIUS; BAPTISTA-DE-SOUZA, DANIELA; CANTO-DE-SOUZA, AZAIR. Empathy for Pain: Insula Inactivation and Systemic Treatment With Midazolam Reverses the Hyperalgesia Induced by Cohabitation With a Pair in Chronic Pain Condition. FRONTIERS IN BEHAVIORAL NEUROSCIENCE, v. 12, . (12/22238-6, 15/11908-9)
DE OLIVEIRA, P. E. CARNEIRO; ZANIBONI, CAROLINE R.; CARMONA, ISABELA M.; FONSECA, AURA R.; CANTO-DE-SOUZA, AZAIR. Preliminary behavioral assessment of cagemates living with conspecifics submitted to chronic restraint stress in mice. Neuroscience Letters, v. 657, p. 204-210, . (15/11908-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.