Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do impacto da mudança climática sobre a fotodegradação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs) em 2 cenários: São Paulo (Brasil) vs. Catalunha (Espanha)

Processo: 16/04457-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Susana Segura Muñoz
Beneficiário:Renato Igor da Silva Alves
Supervisor no Exterior: Marti Nadal
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Rovira i Virgili (URV), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/50186-3 - Avaliação do risco à saúde humana derivado da exposição ao metais através da água e o ar (MP10) para dois grupos da população (adultos e crianças) do município de Ribeirão Preto, Brasil, BP.PD
Assunto(s):Mudança climática   Fotodegradação   Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos   Metabólitos

Resumo

Mudança climática é uma característica intrínseca do sistema terrestre. No entanto, mudanças no passado raramente foram tão rápidas quanto hoje em dia, com a influência humana desempenhando um papel fundamental. Gases de efeito estufa (GEE) liberados pelos humanos estão levando a um aumento da temperatura global, o que é geralmente conhecido como mudança climática. Por sua vez, alterações em alguns parâmetros ambientais, tais como temperatura e radiação solar, são susceptíveis de influenciar no destino e transporte de poluentes orgânicos persistentes (POPs), bem como outros produtos químicos orgânicos. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito das alterações climáticas sobre a fotodegradação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) em solos. As amostras de solos com diferentes características (Latossolo, Neossolo, Nitossolo e Vertissolo) serão recolhidas a partir do horizonte A do solo de várias áreas da Catalunha (Espanha) e do estado de São Paulo (Brasil). Elas serão submetidas a diferentes condições de temperatura e de radiação luz-UV em uma câmara climática Binder KBWF 240 (Binder GmbH, Tuttlingen, Alemanha). Dois cenários climáticos serão considerados de acordo com projeções do IPCC: 1) um cenário base (B), sendo a temperatura e intensidade da luz de 20 ° C e 9,6 W / m2, respectivamente, e 2) um cenário de mudança climática (CC), trabalhando em 24 ° C e 24 W / m2, respectivamente. Taxas de fotodegradação serão estudadas por comparação da redução dos HAPs nos diferentes solos levando em conta os controles escuros, que serão sujeitos às mesmas condições de temperatura, mas sem luz. O estudo de fotodegradação dos HAPs será complementado com a identificação de metabólitos de HAPs potencialmente gerados durante o experimento. Finalmente, uma análise de isótopos de hidrogénio marcadores de HAPs (naftaleno, acenafteno, fluoreno, fenantreno, antraceno, pireno e benzo(a)pireno) será realizada para confirmar a sua fotodegradação. O estudo será aberto para analisar amostras de solo de outros locais em todo o mundo por meio da colaboração com outros parceiros internacionais potencialmente interessados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, RENATO I. S.; MACHADO, GABRIEL P.; ZAGUI, GUILHERME S.; BANDEIRA, OTNIEL A.; SANTOS, V, DANILO; NADAL, MARTI; SIERRA, JORDI; DOMINGO, JOSE L.; SEGURA-MUNOZ, I, SUSANA. Metals risk assessment for children's health in water and particulate matter in a southeastern Brazilian city. Environmental Research, v. 177, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.