Busca avançada
Ano de início
Entree

A aprendizagem da leitura nas atuações educativas de êxito nos anos iniciais do ensino fundamental

Processo: 16/01150-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Letícia Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Leitura   Comunidades   Métodos de ensino   Avaliação da educação   Entrevista   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atuações educativas de êxito | Comunidades de Aprendizagem | indicadores de aprendizagem | Leitura | comunidades de aprendizagem e leitura

Resumo

A leitura, vista como uma das competências fundamentais na avaliação da qualidade da educação e como instrumento essencial para a aprendizagem de outros conteúdos e aprendizagens acadêmicas e sociais, é o foco do presente projeto. O objetivo do estudo, em termos gerais, é acompanhar, em uma sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública da cidade de São Carlos, a realização de atuações educativas de êxito, fundantes da proposta de Comunidades de Aprendizagem, visando à verificação dos resultados destas atuações educativas de êxito para a aprendizagem de leitura dos alunos e alunas. A avaliação terá como parâmetro os descritores estabelecidos pelo Programme for Internacional Student Assessment (PISA), e os das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Com o uso da metodologia comunicativa, a pesquisa em questão recorrerá a técnicas de observação, entrevistas e grupos de discussão comunicativos; as atividades envolverão também filmagens. Para a validação de dados, a metodologia comunicativa conta com a parceria e o diálogo entre pesquisadora e sujeitos da investigação. Com o estudo, espera-se contribuir para a prática docente e, sobretudo, para o processo de ensino e aprendizagem, anunciando-se possibilidades que favoreçam a aprendizagem dos estudantes no tocante à dimensão instrumental da leitura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)