Busca avançada
Ano de início
Entree

A participação do receptor histaminérgico h4 na modulação da memória emocional e no controle motor em camundongos.

Processo: 15/22309-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Carlos Eduardo Monici Fernandes
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Esquiva inibitória   Controle motor   Memória emocional   Labirinto em cruz elevado

Resumo

Este trabalho investigará o efeito de microinjeções de agonista histaminérgico H4 (VUF-8430) na consolidação da memória emocional em camundongos submetidos ao labirinto em cruz elevado (LCE) e a caixa de esquiva inibitória (EI), bem como no controle motor e na aprendizagem motora em camundongos submetidos ao Rotarod. No quarto dia após a cirurgia de implantação da cânula-guia, os animais receberão microinjeções intra-vérmis de salina (SAL) ou VUF (0,15 nmol; 0,49 nmol; e 1,48 nmol / 0,1 ¼l) pós-exposição. Todos os experimentos serão realizados em dois dias consecutivos: exposição (T1, D1 e R1) e 24h após, a reexposição (T2, D2 e R2). Experimento 1: será realizado no LCE e os animais o explorarão livremente durante 5 min; em T1, imediatamente após a exposição haverá o tratamento farmacológico; em T2, haverá apenas reexposição ao LCE. A diminuição da atividade nos braços abertos entre T1 e T2, permitirá inferir a memória emocional. Experimento 2: será realizado na EI e o tratamento farmacológico será pós-D1; em D2, os animais serão apenas reexpostos a EI. O aumento ou a diminuição das latências de D2 comparado a D1 permitirão inferir a memória emocional. Experimento 3: será realizado no Rotarod, onde a velocidade de rotação do cilindro será de 16 r.p.m. e a latência para queda dos animais será medida automaticamente pelo aparelho. Em R1, os animais realizarão o teste, recebendo o tratamento farmacológico pós-R1. Em R2, os animais serão apenas reexpostos, caracterizando a aprendizagem motora. O aumento ou a diminuição das latências de R2 comparado a R1 permitirão inferir a aprendizagem motora. A confirmação da participação do VUF-8430 (dose a definir) na modulação da memória emocional determinará outra investigação: se a sua microinjeção ativa a expressão proteica em estruturas clássicas vinculadas a memória emocional (vérmis, amídala, hipocampo e córtex pré-frontal) através da fosforilação do fator de transcrição CREB, utilizando a técnica de Western Blotting (Experimento 4).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, C. E. M.; SERAFIM, K. R.; GIANLORENCO, A. C. L.; MATTIOLI, R. Intra-vermis H4 receptor agonist impairs performance in anxiety- and fear-mediated models. Brain Research Bulletin, v. 135, p. 179-184, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.