Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise molecular no microambiente tumoral de pacientes caquéticos: uma busca de marcadores para diagnóstico precoce da síndrome

Processo: 16/02780-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 01 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marilia Cerqueira Leite Seelaender
Beneficiário:Joanna Darck Carola Correia Lima
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/20083-1 - Mecanismos de proliferação celular dependente de HIF-2 em células do tipo I do corpo carotídeo, BE.EP.DR
Assunto(s):Microambiente tumoral   Caquexia   Neoplasias   Proteômica   Inflamação   Biomarcadores

Resumo

A caquexia associada ao câncer é uma síndrome multifatorial caracterizada principalmente pela perda de peso severa acompanhada de grande desequilíbrio metabólico. Embora a etiologia seja desconhecida, acredita-se que resulta da interação entre o hospedeiro e tumor, induzindo a inflamação sistêmica. Compreender a relação do microambiente tumoral e a inflamação é fundamental para a descoberta de marcadores efetivos para diagnóstico e reversão da síndrome, dessa forma, o microambiente tumoral seria um possível fator determinante do desfecho na caquexia. Para examinar essa hipótese o projeto ora proposto pretende estabelecer o perfil de células imunitárias infiltrantes no tumor e o padrão de secreção de citocinas em pacientes caquéticos ou não caquéticos com mesmo sitio, diagnóstico e estadiamento tumoral. E, além disso, realizar a análise proteômica desses tumores e da saliva dos pacientes, visando o exame aprofundado dos fatores que possam estar relacionados à capacidade da neoplasia em induzir a síndrome. O uso da saliva nos processos de moleculares é muito importante, pois é um fluido simples de recolher e que a detecção de biomarcadores que sejam identificados tanto nos tumores quanto nesse fluido biológico podem levar a uma ferramenta clínica eficiente para diagnóstico por ser um procedimento não invasivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Bolsista da FAPESP realiza estágio com ganhador do Nobel de Medicina 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (32 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, GABRIELA S.; SIMOES, ESTEFANIA; LIMA, JOANNA D. C. C.; ORTIZ-SILVA, MILENE; FESTUCCIA, WILLIAM T.; TOKESHI, FLIVIO; ALCANTARA, PAULO S.; OTOCH, JOSE P.; COLETTI, DARIO; SEELAENDER, MARILIA. Human Cachexia Induces Changes in Mitochondria, Autophagy and Apoptosis in the Skeletal Muscle. CANCERS, v. 11, n. 9 SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.