Busca avançada
Ano de início
Entree

O buraco negro supermassivo da galáxia NGC 3115

Processo: 15/26831-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Rodrigo Nemmen da Silva
Beneficiário:Ivan Carlos de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Galáxias elípticas   Análise espectral   Espectro de energia   Buracos negros

Resumo

NGC 3115 é a galáxia elíptica mais próxima a hospedar um buraco negro com >1E9 massas solares. Ela também apresentar um núcleo ativo de baixa luminosidade (low-luminosity active galactic nucleus, LLAGN). Observações de raios X deste LLAGN nos fornecem informação espectral e espacial sobre o gás quente dentro da esfera de influência gravitacional do buraco negro supermassivo (SMBH). Essas observações tornam a NGC 3115 um dos melhores laboratórios para investigar os discos de acreção nos núcleos de galáxias. O objetivo deste projeto de iniciação científica é compilar e modelar a distribuição espectral de energia (spectral energy distribuction, SED) -- em diversos comprimentos de onda -- do SMBH no núcleo da NGC 3115. Os objetivos específicos são (I) obter a SED desde rádio até raios X da NGC 3115 na literatura a partir de observações prévias e (II) modelar a SED observada usando a teoria da radiação de ADAFs - como apropriado para LLAGNs - avaliando se a teoria reproduz as observações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, IVAN; NEMMEN, RODRIGO; WONG, KA-WAH; WU, QINGWEN; IRWIN, JIMMY A. The multiwavelength spectrum of NGC 3115: hot accretion flow properties. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 475, n. 4, p. 5398-5402, APR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.