Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e controle de micotoxinas na alimentação de bovinos Nelore confinados

Processo: 15/21416-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Gustavo Rezende Siqueira
Beneficiário:Letícia Custódio
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imunidade   Eficiência   Confinamento

Resumo

O objetivo com esse trabalho é determinar a prevalência da micotoxina em confinamentos de bovinos de corte no Brasil, identificar quais alimentos apresentam maiores níveis de contaminação e avaliar o efeito de adsorvente de micotoxinas em dietas de bovinos de corte confinados. O período experimental será composto por duas fases, a primeira será um levantamento de dados sobre rações utilizadas nos confinamentos brasileiros, com intuito de caracterizar quais ingredientes utilizados apresentam maior nível de contaminação por micotoxinas. O levantamento será realizado em 50 confinamentos. Os dados serão submetidos à análise estatística multivariada, análise de cluster e análise de componentes principais. Após o conhecimento dos principais ingredientes com incidência de micotoxinas, será desenvolvida a segunda fase do experimento, utilizando 196 bovinos de corte confinados, com peso corporal médio de 340 kg. Os tratamentos serão ração com alto nível de micotoxina (RAM), ração com baixo nível de micotoxina (RBM), ração com alto nível de micotoxina + adsorvente (RAM+ADS) e ração com baixo nível de micotoxina + adsorvente (RBM+ADS). Os ingredientes utilizados na ração serão os determinados com alto nível de micotoxina no levantamento de dados da fase 1 e um ingrediente artificialmente contaminado com as principais micotoxinas encontradas nos ingredientes avaliados. O adsorvente de micotoxina utilizado será o Mycrosorb® da Alltech, que é composto por levedura seca de cervejaria, sólidos solúveis de fermentação, aluminosilicato de sódio e aluminosilicato de cálcio, com níveis mínimos de 25% de proteína bruta e 18% de glucanos. Serão avaliados os componentes bromatológicos, bem como, os aspectos microbiológicos e relacionados as micotoxinas. As medidas nos alimentos serão análises bromatológicas, análises microbiológicas, e análises de micotoxinas. Enquanto que nos animais serão mensuradas as características de desempenho, eficiência alimentar, características de carcaça e qualidade de carne, assim como velocidade de adaptação, enzimas séricas, análises histopatológicas e imunidade. O delineamento experimental utilizado será o de blocos casualizado em esquema fatorial 2x2. Os dados serão submetidos a análise de variância utilizando o procedimento MIXED do SAS e as médias serão comparadas pelo teste t a 10% de probabilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUSTODIO, L.; PRADOS, L. F.; OLIVEIRA, I. M.; RESENDE, F. D.; PETTIGREW, J. E.; YIANNIKOURIS, A.; SIQUEIRA, G. R. Do mycotoxin contaminated diets and yeast cell wall adsorbent affect meat quality of Nellore bulls finished in feedlot? - A short communication. MEAT SCIENCE, v. 158, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
LETÍCIA CUSTÓDIO; LAURA FRANCO PRADOS; ALEXANDROS YIANNIKOURIS; VAUGHN HOLDER; JAMES PETTIGREW; LEANDRO KURITZA; FLÁVIO DUTRA DE RESENDE; GUSTAVO REZENDE SIQUEIRA. Mycotoxin contamination of diets for beef cattle finishing in feedlot. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 48, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.