Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores associados a presença de dentes permanentes em idosos no Estado de São Paulo

Processo: 16/01776-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 17 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Pereira
Beneficiário:Valmir Vanderlei Gomes Filho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão em saúde   Planejamento em saúde   Qualidade de vida   Perda de dente   Boca edentada   Idosos

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, profissionais e serviços de saúde precisam conhecer a realidade epidemiológica da população idosa para adequar o planejamento das ofertas dos serviços e estratégias de prevenção e promoção de saúde. Embora o edentulismo seja culturalmente aceito, há uma perspectiva de que aumente o número de dentes permanentes em idosos, possibilitando uma melhora na qualidade de vida dos mesmos. O delineamento do presente estudo será de um estudo epidemiológico transversal a partir dos dados secundários fornecidos pelo relatório final do "SB SP 2015 - Pesquisa Estadual das Condições Orais no Estado de São Paulo". Os resultados encontrados servirão para obter o conhecimento de dados importantes, através do estudo da perda e manutenção dentária na população idosa do Estado de São Paulo e seus fatores associados, tais como, fatores socioeconômicos, demográficos, capital social, autopercepção e uso de serviços odontológicos e seu impacto na qualidade de vida desta população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALMIR VANDERLEI GOMES FILHO; BRUNNA VERNA CASTRO GONDINHO; MANOELITO FERREIRA SILVA-JUNIOR; DENISE DE FÁTIMA BARROS CAVALCANTE; JAQUELINE VILELA BULGARELI; MARIA DA LUZ ROSARIO DE SOUSA; ANTONIO CARLOS FRIAS; MARÍLIA JESUS BATISTA; ANTONIO CARLOS PEREIRA. Tooth loss in adults: factors associated with the position and number of lost teeth. Revista de Saúde Pública, v. 53, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.