Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos de uma Fosfolipase A2 de veneno ofídico em células do tecido adiposo: adipogênese e resposta inflamatória

Processo: 15/24701-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Catarina de Fatima Pereira Teixeira
Beneficiário:Elbio Leiguez Junior
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23236-4 - Toxinas animais nativas e recombinantes: análise funcional, estrutural e molecular, AP.TEM
Assunto(s):Toxicologia   Venenos de serpentes   Inflamação   Fosfolipases A2   Obesidade

Resumo

As toxinas animais desempenham um papel singular nas ciências biomédicas. Durante o processo evolutivo, essas toxinas sofreram um refinamento de suas estruturas químicas, para atuarem em alvos específicos de suas presas. Desse modo, as toxinas animais purificadas têm sido utilizadas como ferramentas cientificas fundamentais para estudos de processos e mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos, dentre outras finalidades. As peçonhas de serpentes da família Viperidae contêm teores elevados de enzimas lipolíticas da família das fosfolipases A2 (FLA2s). A partir do veneno da serpente Bothrops asper, foi isolada a FLA2 MT-III, com potente atividade inflamatória e capacidade de ativar diferentes funções de células imunocompetentes. Esta enzima apresenta homologia estrutural e funcional com as FLA2s de mamíferos, do grupo IIA, encontradas em níveis elevados em pacientes com doenças de natureza inflamatória. Desse modo, a MT-III constitui uma ferramenta científica útil para o esclarecimento de processos fisiopatológicos associados à inflamação. A obesidade é uma doença metabólica de natureza inflamatória, cuja incidência aumentou drasticamente nas últimas décadas, representando um fator de risco para a perda da saúde na sociedade contemporânea. Foi demonstrado que as FLA2s, do grupo IIA, encontram-se em níveis elevados no soro de pacientes obesos e no tecido adiposo inflamado, sugerindo um papel importante para este grupo de enzimas no desencadeamento e/ou desenvolvimento da obesidade. No entanto, até o presente, as ações destas enzimas, no tecido adiposo, não foram esclarecidas. Desse modo, este estudo visa investigar os efeitos e os mecanismos desencadeados pela MT-III em células isoladas do tecido adiposo, como as células tronco mesenquimais e adipócitos, quanto à diferenciação, adipogênese e ativação do processo inflamatório, visando um melhor entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos no desencadeamento da obesidade. Ainda, considerando que a obesidade é um fator de risco relevante para o desenvolvimento de muitas doenças crônicas, como o diabetes e as doenças cardiovasculares, este estudo poderá evidenciar novos alvos terapêuticos e o desenvolvimento de novas estratégias para a prevenção e/ou tratamento da obesidade e das doenças associadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, CATARINA; FERNANDES, CRISTINA MARIA; LEIGUEZ, ELBIO; CHUDZINSKI-TAVASSI, ANA MARISA. Inflammation Induced by Platelet-Activating Viperid Snake Venoms: Perspectives on Thromboinflammation. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, SEP 4 2019. Citações Web of Science: 0.
GIANNOTTI, KARINA CRISTINA; WEINERT, SOENKE; VIANA, MARIANA NASCIMENTO; LEIGUEZ, ELBIO; ARAUJO, THAIS L. S.; LAURINDO, FRANCISCO R. M.; LOMONTE, BRUNO; BRAUN-DULLAEUS, RUEDIGER; TEIXEIRA, CATARINA. A Secreted Phospholipase A(2) Induces Formation of Smooth Muscle Foam Cells Which Transdifferentiate to Macrophage-Like State. Molecules, v. 24, n. 18 SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
LEIGUEZ, ELBIO; GIANNOTTI, KARMA CRISTINA; VIANA, MARIANA DO NASCIMENTO; MATSUBARA, MARCIO HIDEKI; FERNANDES, CRISTINA MARIA; GUTIERREZ, JOSE MARIA; LOMONTE, BRUNO; TEIXEIRA, CATARINA. A Snake Venom-Secreted Phospholipase A(2) Induces Foam Cell Formation Depending on the Activation of Factors Involved in Lipid Homeostasis. Mediators of Inflammation, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.