Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise cladística de Phthiriinae Becker, 1913 (Diptera, Bombyliidae)

Processo: 16/01374-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de julho de 2016
Vigência (Término): 15 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos José Einicker Lamas
Beneficiário:Carolina Yamaguchi
Supervisor no Exterior: Erica McAlister
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Natural History Museum, London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/06618-9 - Análise cladística de Phthiriinae Becker, 1913 (Diptera, Bombyliidae), BP.DR
Assunto(s):Análise cladística   Análise morfológica   Phthiriinae   Diptera

Resumo

As espécies de Phthiriinae estão presentes em todas as regiões biogeográficas da Terra, é atualmente composta por 133 espécies válidas reconhecidas, e estão distribuídas em 11 gêneros. A única hipótese filogenética de Phthiriinae divide a subfamília em duas tribos: Phthiriini Becker, 1913, com sete gêneros: Acreotrichus Macquart, 1850, Australiphthiria Evenhuis, 1986, Pygocona Hull, 1973, Acreophthiria Evenhuis, 1986, Neacreotrichus Cockerell, 1917, Elektrophthiria Nel, 2006 e Phthiria Meigen, 1820; e Poecilognathini Evenhuis, 1986, que é composta por quatro gêneros: Euryphthiria Evenhuis, 1986, Relictiphthiria Evenhuis, 1986, Poecilognathus Jaennicke, 1867 e Tmemophlebia Evenhuis, 1986. O estágio de pesquisa do exterior proposto é parte da análise cladística de Phthiriinae em andamento, e será realizado no Natural History Museum, Londres, Reino Unido (NHMUK), por cinco meses em colaboração com a Dra. Erica McAlister, a gerente da coleção de Diptera da instituição. O NHMUK é conhecido por abrigar a coleção de tipos mais importante do mundo. Os principais objetivos do estágio de pesquisa são: gerar dados adicionais para serem incorporados na reconstrução na filogenia de Phthiriinae, prover caracteres morfológicos abrangentes para testar o monofilia, das tribos e de todos os gêneros incluídos, e também propor a reconstrução das relações evolutivas da subfamília. Para atingir os objetivos, satisfazendo os pré-requisitos apontados no projeto de doutorado para o estudo morfológico comparativo e a inclusão de dados adicionais na análise cladística, a oportunidade de visitar as coleções mais importantes da Europa é absolutamente necessária. Os resultados irão aprimorar o conhecimento da taxonomia em Phthiriinae através da compreensão do estudo da morfologia externa e interna e iluminará os processos evolutivos de delimitação de espécies, promovendo uma base sólida que suporte os gêneros na análise cladística da subfamília. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMAGUCHI, CAROLINA; LAMAS, CARLOS JOSE E.; EVENHUIS, NEAL L.. A new Neotropical genus of bee flies (Diptera, Bombyliidae, Phthiriinae). Zootaxa, v. 4363, n. 4, p. 521-534, . (16/01374-0, 14/06618-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.