Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise cladística de Phthiriinae Becker, 1913 (Diptera, Bombyliidae)

Processo: 16/01374-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 16 de julho de 2016
Vigência (Término): 15 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos José Einicker Lamas
Beneficiário:Carolina Yamaguchi
Supervisor no Exterior: Erica McAlister
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Natural History Museum, London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/06618-9 - Análise cladística de Phthiriinae Becker, 1913 (Diptera, Bombyliidae), BP.DR
Assunto(s):Análise cladística   Análise morfológica   Phthiriinae   Diptera

Resumo

As espécies de Phthiriinae estão presentes em todas as regiões biogeográficas da Terra, é atualmente composta por 133 espécies válidas reconhecidas, e estão distribuídas em 11 gêneros. A única hipótese filogenética de Phthiriinae divide a subfamília em duas tribos: Phthiriini Becker, 1913, com sete gêneros: Acreotrichus Macquart, 1850, Australiphthiria Evenhuis, 1986, Pygocona Hull, 1973, Acreophthiria Evenhuis, 1986, Neacreotrichus Cockerell, 1917, Elektrophthiria Nel, 2006 e Phthiria Meigen, 1820; e Poecilognathini Evenhuis, 1986, que é composta por quatro gêneros: Euryphthiria Evenhuis, 1986, Relictiphthiria Evenhuis, 1986, Poecilognathus Jaennicke, 1867 e Tmemophlebia Evenhuis, 1986. O estágio de pesquisa do exterior proposto é parte da análise cladística de Phthiriinae em andamento, e será realizado no Natural History Museum, Londres, Reino Unido (NHMUK), por cinco meses em colaboração com a Dra. Erica McAlister, a gerente da coleção de Diptera da instituição. O NHMUK é conhecido por abrigar a coleção de tipos mais importante do mundo. Os principais objetivos do estágio de pesquisa são: gerar dados adicionais para serem incorporados na reconstrução na filogenia de Phthiriinae, prover caracteres morfológicos abrangentes para testar o monofilia, das tribos e de todos os gêneros incluídos, e também propor a reconstrução das relações evolutivas da subfamília. Para atingir os objetivos, satisfazendo os pré-requisitos apontados no projeto de doutorado para o estudo morfológico comparativo e a inclusão de dados adicionais na análise cladística, a oportunidade de visitar as coleções mais importantes da Europa é absolutamente necessária. Os resultados irão aprimorar o conhecimento da taxonomia em Phthiriinae através da compreensão do estudo da morfologia externa e interna e iluminará os processos evolutivos de delimitação de espécies, promovendo uma base sólida que suporte os gêneros na análise cladística da subfamília. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMAGUCHI, CAROLINA; LAMAS, CARLOS JOSE E.; EVENHUIS, NEAL L. A new Neotropical genus of bee flies (Diptera, Bombyliidae, Phthiriinae). Zootaxa, v. 4363, n. 4, p. 521-534, DEC 13 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.