Busca avançada
Ano de início
Entree

Fenomenologia de energia escura e gravidade modificada com o BINGO

Processo: 16/04797-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Elcio Abdalla
Beneficiário:André Alencar da Costa
Supervisor no Exterior: Richard Antony Battye
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Manchester, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/26496-2 - Testando modelos de interação entre matéria e energia escuras, BP.PD
Assunto(s):Cosmologia (astronomia)   Energia escura   Radioastronomia

Resumo

As observações cosmológicas indicam que o Universo está em uma fase de expansão acelerada. Uma possível explicação é a existência de uma constante cosmológica que preenche todo o espaço de forma homogênea e isotrópica. Entretanto, este modelo sofre de sérios problemas teóricos e, portanto, ainda há a possibilidade de outras explicações mais exóticas. Em geral, o método usado consiste em propor uma Lagrangeana com campos extras e interações específicas, na esperança de vincular seus parâmetros e funções livres com os dados disponíveis. Por outro lado, o método da ação efetiva, inspirado na física de partículas, procura construir uma Lagrangeana quadrática para as perturbações, baseada apenas no conhecimento dos campos que constituem o setor escuro, o que é suficiente para produzir equações de movimento para as perturbações em primeira ordem. Assim, a comparação com os dados nos permitem vincular toda uma classe de modelos teóricos. Pretendemos seguir este método e usar vários dados cosmológicos para determinar o espaço de parâmetros permitido por eles. Em particular, a próxima geração de observações cosmológicas usará a linha de emissão de 21cm do HI como um traçador do conteúdo material e o BINGO será um guia para estas observações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVARI, L. C.; DICKINSON, C.; BATTYE, R. A.; MA, Y. -Z.; COSTA, A. A.; REMAZEILLES, M.; HARPER, S. Cosmological parameter forecasts for HI intensity mapping experiments using the angular power spectrum. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 473, n. 3, p. 4242-4256, JAN 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.