Busca avançada
Ano de início
Entree

Aumento na concentração de CO2 atmosférico e seus efeitos na interação planta daninha/soja

Processo: 15/22748-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Pedro Luis da Costa Aguiar Alves
Beneficiário:Juciléia Irian dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Matologia   Competição entre plantas   Plantas daninhas   Soja   Mudança climática

Resumo

Até o final do século XXI, as projeções de mudanças climáticas baseadas na emissão de gases de efeito estufa sugerem aumento na concentração de dióxido de carbono atmosférico, em até 750 ppm. Se as projeções se realizarem, teremos alterações significativas no desenvolvimento vegetal e, consequente, nos sistemas agrícolas. Nesse cenário, há incremento no crescimento e produtividades de culturas C3, mas as plantas daninhas também são favorecidas, alterando, portanto, as interações entre plantas daninhas e cultura. Em face dessas mudanças e para desenvolver estratégias de manejo de plantas daninhas para enfrentá-las de forma proativa, é necessário conhecer o comportamento das plantas e suas modificações bioquímicas em relação metabolismo e atividades enzimáticas. Em vista disso, o presente estudo objetiva: a) Estudar o efeito do incremento dos níveis de CO2 atmosférico na interação plantas daninhas (E. heterophylla - C3 e A. viridis - C4) e a cultura da soja, relacionando-a com a capacidade de competição (absorção de nutrientes) e potencial alelopático de cada espécie; b) Estudar o metabolismo dessas plantas em diferentes [CO2], em relação fotossíntese e atividade de enzimas antioxidantes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Juciléia Irian dos. Aumento da concentração de CO2 atmosférico e seus efeitos na interação planta daninhacultura da soja. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.