Busca avançada
Ano de início
Entree

Iniciação AA História das Ciências naturais por meio do projeto riscar o mundo

Processo: 15/25120-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Beneficiário:Thailine Aparecida de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História do Século XVIII   África   Brasil   Portugal   Naturalistas

Resumo

O Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa dispõe de um conjunto de quase 2.000 desenhos e estampas das áreas de zoologia, botânica, geografia e antropologia, resultantes de expedições ao antigo império português, realizadas entre os séculos XVIII e XIX. O MUHNAC executou o levantamento de todos esses desenhos, relacionados às expedições naturalistas (Viagens Filosóficas, como eram conhecidas à época) ao antigo Império português, que possui em seu acervo. O projeto "Riscar o Mundo", ao qual este pedido de bolsa de Iniciação Científica está ligado, tem por objetivos: 1) Descrever os desenhos individualmente, com ênfase na identificação taxonômica atualizada das espécies animais e vegetais representadas, além das paisagens e marcos históricos ilustrados; 2) Conservar e disponibilizar as imagens online para acesso livre da comunidade científica e do público. A presente solicitação visa à iniciação de uma aluna de graduação no universo de saberes e práticas da História Natural de finais do século XVIII início do século XIX, através da investigação comparativa entre os conhecimentos mobilizados à época e os conhecimentos atuais, a partir de conjuntos selecionados de imagens digitalizadas e disponíveis pelo projeto Riscar o Mundo. Espera-se contribuir para formação em História das Ciências e aprimoramento nos temas específicos da História Natural, ampliando o repertório de conhecimentos e de metodologias.