Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da idade e da escolaridade na produção narrativa escrita de adultos saudáveis

Processo: 16/04713-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Karin Zazo Ortiz
Beneficiário:Tânia Augusto Nascimento
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21608-2 - Influência da idade e da escolaridade na produção narrativa escrita de adultos saudáveis, AP.R
Assunto(s):Discurso narrativo   Idade   Escolaridade   Linguagem

Resumo

Objetivo: verificar a influência da idade e da escolaridade nos aspectos macro e microlinguísticos do discurso narrativo escrito de adultos saudáveis. Métodos: trata-se de estudo retrospectivo em que dados de 400 indivíduos adultos saudáveis, com idades variando entre 19 e 75 anos com diferentes faixas de escolaridade (5 a 8 anos, 9 a 11 anos, 12 ou mais), sem queixas prévias de linguagem, de audição, de quadros neurológicos ou psiquiátricos serão analisados. Dados da produção discursiva escrita obtidos durante a aplicação da Bateria Montreal-Toulouse - versão brasileira, intitulada MTL-Br serão analisados quanto ao seu processamento discursivo narrativo escrito. Os discursos foram obtidos a partir de uma prancha com cena única "assalto à padaria" que foi elaborada visualmente para eliciar uma narrativa. As variáveis de interesse deste estudo serão: número de palavras, número de Unidades de Informação (UI), tempo médio despendido para a produção da narrativa, número de elementos da cena contemplados na produção, realização de uma narração, coesão e coerência. (AU)