Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualização e quantificação de Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli em quatro variedades de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.)

Processo: 16/00359-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Juliane Karine Ishida
Beneficiário:Lucas Roberto de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à doença   Microbiologia   Fusarium   Phaseolus vulgaris   Fungos

Resumo

O feijão é uma das principais culturas produzidas no Brasil. No entanto, o feijoeiro durante o seu desenvolvimento ou mesmo após a colheita está exposto às diversas pragas que comprometem a sua produção, uma destas é o fungo Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli (FOP). FOP causa a doença conhecida como "murcha-de-fusário", atacando o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) através das raízes e avançando entre as células corticais até o sistema vascular. A presença do fungo bloqueia o transporte de nutrientes para a parte aérea da planta, causando redução da produção de sementes, amarelamento e a senescência precoce das folhas. O objetivo deste trabalho é monitorar o desenvolvimento espacial e temporal deste fungo e quantificar a biomassa do mesmo em quatro variedades de feijoeiro que apresentam diferentes níveis de resistência para a doença, além disso, dado que a Terra Preta da Amazônia é um solo muito fértil e com uma diversidade microbiana abundante. Este projeto tem como objetivo explorar os microrganismos presentes em TPA que sejam capazes de inibirem o desenvolvimento fúngico. Para isso duas estratégias serão adotadas: (1) visualização do desenvolvimento do fungo através de corantes histoquímicos que reconhecem componentes da parede celular e evidenciam o fungo em meio ao tecido vegetal, sendo para isso utilizado o 5-bromo-4-cloro-3-indoxil-2-acetamido-2-deoxi-²-D-glucopiranosídeo (X-GlcNAc). E, (2) a quantificação da biomassa fúngica em tecido vegetal que será analisada através de medidas de densidade ótica, com uso do reagente 4-nitrofenil-±-larabinofuranosídeo (NP-ARA), e também por meio de reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR). Nesta segunda técnica serão utilizados genes encontrados em cópia única presentes no genoma de FOP, no caso os genes ftf2 e ef1-±. A partir dessas observações pode-se conseguir elucidar de maneira mais eficaz como o fungo interage e se desenvolve em diferentes variedades de feijoeiro. Os resultados obtidos irão contribuir para futuros estudos de controle da referida doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISHIDA, JULIANE KARINE; CALDAS, DANIELLE G. G.; OLIVEIRA, LUCAS ROBERTO; FREDERICI, GABRIELA CAMPOS; PEREIRA LEITE, LUCAS MARGATO; MUI, TSAI SIU. Genome-wide characterization of the NRAMP gene family in Phaseolus vulgaris provides insights into functional implications during common bean development. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 4, p. 820-833, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.