Busca avançada
Ano de início
Entree

Subjetividade e construção da participação social através da internet entre jovens moradores de um bairro de alta vulnerabilidade em Cubatão/SP

Processo: 15/26500-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Carlos Roberto de Castro e Silva
Beneficiário:Danilo de Miranda Anhas
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Jovens   Vulnerabilidade social   Psicologia   Subjetividade   Internet   Participação social

Resumo

O aumento do uso da internet tem novas formas de sociabilidade. Enquanto alguns autores, como Bauman (2008), consideram que a internet tem dilacerado os vínculos, há estudos que apontam que as relações estabelecidas na internet podem ser fortalecedoras de vínculos e aprendizagens (NICOLACI-DA-COSTA, 2005; GOMES, 2014). O presente estudo, com base em abordagem qualitativa e inspiração na pesquisa participante (FALS BORDA, 2006; STRECK, 2006) e netnográfica (KOZINETS, 2014) visa a investigar formas de fortalecimento e construção de estratégias de participação social apoiadas no uso da Internet por jovens da Vila dos Pescadores em Cubatão/SP no âmbito da saúde. Os sujeitos do estudo serão jovens de 15 a 24 anos de idade. A opção pelo bairro se fez devido à já existente abertura dentro da comunidade, relação construída através de estudos anteriores e atuais realizados por estudantes e docentes da UNIFESP Baixada Santista, e tem como intuito ampliar e responder a questões oriundas de pesquisa de mestrado realizada por Anhas (2015), referente à construção de processos e fortalecimento da participação social de jovens. Os resultados serão analisados segundo a Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2011). Assim, espera-se analisar as formas de sociabilidade existente entre esses jovens e as possibilidades de diálogos transformadores de um contexto sócio-histórico e cultural marcado pela exclusão social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)