Busca avançada
Ano de início
Entree

Atuação de psicólogos(as) no tema das relações étnico-raciais: um estudo comparativo nos Estados do Amazonas (AM), Bahia (BA) e São Paulo (SP)

Processo: 16/00577-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Alessandro de Oliveira dos Santos
Beneficiário:Carlos Vinicius Gomes Melo
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/11199-2 - Atuação do psicólogo no tema das relações étnico/raciais: um estudo na Região Metropolitana de São Paulo, AP.JP
Assunto(s):Estudo comparativo   Pesquisa quantitativa

Resumo

Esta pesquisa, de cunho quantitativo, investiga as atuações de psicólogos/as no tema de relações étnico-raciais, e os modos como as categorias "raça", "etnia", "preconceito racial", "discriminação racial" e "racismo" são representadas por estes/as. Os dados serão coletados por via de questionário online, WebSurvey, e serão analisados sob a ótica da Psicologia Social. Através deste questionário, serão pesquisadas as áreas de atuações destes profissionais, os territórios que circunscrevem tais atuações e qual o tipo de serviço (público, privado ou autônomo), se possuem intervenções técnicas elaboradas ou projetos interventivos no tema. Investigará também sobre as linhas teóricas utilizadas, a trajetória formativa e sobre as produções, tanto textos publicados quanto comunicações orais, destes profissionais. Tentando compreender as relações possíveis entre estas variáveis/questões, participarão desta pesquisa os/as profissionais de psicologia dos estados do Amazonas, da Bahia e de São Paulo, com intuito de fazer um estudo comparativo, sob um recorte representacional de atuações da região Norte, da região Nordeste e da região Sudeste do país. Este trabalho tem como meta contribuir para o mapeamento das atuações e para a formação de pesquisadores/as e psicólogos/as que, nas suas várias frentes de trabalho, têm sido interpelados pela construção sociocultural das diferenças e desigualdades e pelo racismo e seus efeitos psicossociais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Carlos Vinicius Gomes. Atuação dos/as profissionais de psicologia no tema das relações étnicos-raciais. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.