Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese total e avaliação do potencial ansiolítico de Eritravina, um alcalóide benzilisoquinolínico isolado de (Fabaceae)

Processo: 16/03433-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Vanderlan da Silva Bolzani
Beneficiário:Thais Rodrigues Arroio
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Alcaloides   Síntese

Resumo

A síntese de produtos naturais marcou os avanços recentes da química orgânica sintética, sendo uma fonte de inspiração não apenas para o estado da arte de metodologias de síntese, mas também, a busca de modelos de fármacos inovadores. O presente projeto de Iniciação Científica tem como objetivo a síntese total da eritravina, um alcaloide pertencente à classe dos benzilisoquinolínicos, tipo eritrínico, isolado de Erythrina mulungu (Papilionaceae-Leguminosae). A eritravina é descrita na literatura por apresentar diversas propriedades farmacológicas: ansiolítico, antidepressivo, analgésico, hipnótico, e anticonvulsivante. Porém, devido ao baixo acúmulo deste alcaloide na espécie E. mulungu, muitas pesquisas são descontinuadas, tornando nítida a importância da obtenção deste composto por via sintética. O presente estudo evidencia a necessidade do avanço na pesquisa de forma interdisciplinar e colaborativa sobre a síntese de produtos naturais via NuBBe visando à obtenção de compostos bioativos candidatos a novos fármacos.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.