Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlações angulares entre hádrons e elétrons provenientes de quarks pesados em colisões p-Pb e Pb-Pb

Processo: 16/05723-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 30 de agosto de 2016
Vigência (Término): 29 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Alexandre Alarcon do Passo Suaide
Beneficiário:Henrique José Correia Zanoli
Supervisor: André Mischke
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Utrecht University (UU), Holanda  
Vinculado à bolsa:14/11042-9 - Estados de heavy-quarkonia no experimento ALICE-LHC, BP.DD
Assunto(s):Plasma de quarks e glúons   Quarks pesados   Grande Colisor de Hádrons   Experimento ALICE
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:correlações angulares | elétrons de quarks pesados | Lhc | Plasma de Quarks e Glúons | quarks pesados | Colisão de íons pesados relativísticos

Resumo

Esse projeto é uma extensão do projeto de doutorado direto do aluno, que busca estudar a produção de quarks pesados em colisões Pb-Pb e p-Pb no experimento ALICE (A Large Ion Collider Experiment) do CERN (European Organization for Nuclear Research) em Genebra, Suíça. Uma vez que as colisões Pb-Pb produzem temperaturas altíssimas, espera-se a formação de um meio denso e quente, denominado Plasma de Quarks e Glúons (QGP). A fim de entender melhor esse meio, o ALICE também faz experimentos de controle em colisões p-Pb e p-p para comparar os resultados. Os quarks pesados são uma ótima ponta de prova pois tem grande chances de serem produzidos nos momentos iniciais da colisão, fazendo com que eles acompanhem toda a evolução do meio. O entendimento das propriedades do QGP é importante para um maior conhecimento das QCD e da hadronização. O projeto propõe explorar propriedades do QGP por meio de correlações angulares entre elétrons provenientes de quarks pesados e partículas carregadas não identificadas. O estágio será desenvolvido na Universidade de Utrecht em Utrecht, Países Baixos e foi proposto no projeto inicial do aluno. O principal objetivo do projeto é colaborar com o grupo de Utrecht que também faz parte da Colaboração ALICE. Eles são um dos maiores especialistas da área de quarks pesados e o grupo em que o aluno desenvolve o projeto de doutorado tem uma longa colaboração com eles. Devido a proximidade geográfica também será possível participar da tomada de dados do ALICE e de fazer visitas técnicas ao CERN. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANOLI, HENRIQUE J. C.; ACHARYA, S.; ACOSTA, F. T.; ADAMOVA, D.; ADOLFSSON, J.; AGGARWAL, M. M.; RINELLA, G. AGLIERI; AGNELLO, M.; AGRAWAL, N.; AHAMMED, Z.; et al. Open heavy-flavour production and elliptic flow in p-Pb collisions at the LHC with ALICE. Nuclear Physics A, v. 982, p. 691-694, . (14/11042-9, 16/05723-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.