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Efeito de diferentes tarefas visuais no controle postural de crianças com dislexia: análise do movimento dos olhos

Processo: 16/05602-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Milena Razuk
Supervisor no Exterior: Maria Pia Bucci
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris Diderot - Paris 7, França  
Vinculado à bolsa:13/25653-7 - Repesagem multissensorial em crianças com dislexia: comportamento e mecanismos, BP.DR
Assunto(s):Controle motor   Controle postural   Visão   Dislexia   Crianças

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos recentes sugerem que crianças com dislexia apresentam um desempenho inferior do movimento dos olhos podendo afetar o desempenho comportamental. O objetivo deste estudo será investigar o efeito do movimento do olho em diferentes tarefas visuais no controle postural em crianças disléxicas. Vinte crianças disléxicas serão comparadas com vinte crianças sem dislexia pareadas por gênero e idade. Todas as crianças serão submetidas à avaliação oftalmológica e de optometria. Os movimentos oculares serão registrados por um sistema de vídeo oculografia (EyeBrain® T2) e a estabilidade postural será registrada por uma plataforma de força (TechnoConcept®) enquanto a criança realiza tarefas visuais: fixações, leitura silenciosa de um texto, e leitura Landolt. O centro de pressão (COP) será utilizado para examinar o desempenho de controle postural (variabilidade e amplitude de oscilação). O desempenho de leitura será avaliado pela contagem do número de palavras lidas durante a tarefa postural. Finalmente, o movimento dos olhos será avaliado através da obtenção do número de fixações, número de sacadas, duração e velocidade de pico de cada sacada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Filtro colorido aumenta velocidade de leitura de crianças com dislexia 
Colored filter improves dyslexic children’s reading speed 
Un filtro verde aumenta la velocidad de lectura en niños disléxicos 

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZUK, MILENA; LUKASOVA, KATERINA; BUCCI, MARIA PIA; BARELA, JOSE A. Dyslexic children need more robust information to resolve conflicting sensory situations. DYSLEXIA, v. 26, n. 1, p. 52-66, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
RAZUK, MILENA; PERRIN-FIEVEZ, FAUSTINE; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; PEYRE, HUGO; BARELA, JOSE ANGELO; BUCCI, MARIA PIA. Effect of colored filters on reading capabilities in dyslexic children. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 83, p. 1-7, DEC 2018. Citações Web of Science: 2.
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movement and postural sway in dyslexic children during sitting and standing. Neuroscience Letters, v. 686, p. 53-58, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 0.
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movements and postural control in dyslexic children performing different visual tasks. PLoS One, v. 13, n. 5 MAY 24 2018. Citações Web of Science: 2.

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