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Efeito de diferentes tarefas visuais no controle postural de crianças com dislexia: análise do movimento dos olhos

Processo: 16/05602-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Milena Razuk
Supervisor no Exterior: Maria Pia Bucci
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo, SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Paris Diderot - Paris 7, França  
Vinculado à bolsa:13/25653-7 - Repesagem multissensorial em crianças com dislexia: comportamento e mecanismos, BP.DR
Assunto(s):Controle motor   Controle postural   Visão   Dislexia   Crianças

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos recentes sugerem que crianças com dislexia apresentam um desempenho inferior do movimento dos olhos podendo afetar o desempenho comportamental. O objetivo deste estudo será investigar o efeito do movimento do olho em diferentes tarefas visuais no controle postural em crianças disléxicas. Vinte crianças disléxicas serão comparadas com vinte crianças sem dislexia pareadas por gênero e idade. Todas as crianças serão submetidas à avaliação oftalmológica e de optometria. Os movimentos oculares serão registrados por um sistema de vídeo oculografia (EyeBrain® T2) e a estabilidade postural será registrada por uma plataforma de força (TechnoConcept®) enquanto a criança realiza tarefas visuais: fixações, leitura silenciosa de um texto, e leitura Landolt. O centro de pressão (COP) será utilizado para examinar o desempenho de controle postural (variabilidade e amplitude de oscilação). O desempenho de leitura será avaliado pela contagem do número de palavras lidas durante a tarefa postural. Finalmente, o movimento dos olhos será avaliado através da obtenção do número de fixações, número de sacadas, duração e velocidade de pico de cada sacada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Filtro colorido aumenta velocidade de leitura de crianças com dislexia 
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