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Caracterização da produção recente de edifícios residenciais multifamiliares na cidade de São Paulo: subsídios para estudos de desempenho térmico das unidades e de impactos na mobilidade urbana

Processo: 15/19519-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Denise Helena Silva Duarte
Beneficiário:Augusto Longarine
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10189-5 - Biometeorologia humana: análise dos efeitos de variáveis ambientais (meteorológicas, conforto térmico e poluição atmosférica) e das mudanças climáticas na população geriátrica da cidade de São Paulo, AP.TEM
Assunto(s):Mercado imobiliário   Mobilidade urbana   Edifícios residenciais   Mudança climática   Relatos de casos   Pesquisa bibliográfica   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Características construtivas | mercado imobiliario | mobilidade urbana | Mudanças Climáticas | Mercado Imobiliário, Desempenho Térmico, Mobilidade Urbana

Resumo

O objeto concreto desta pesquisa é o estoque edificado de edifícios residenciais multifamiliares na cidade de São Paulo a partir dos anos 2000, a ser estudado do ponto de vista do desempenho térmico das unidades e dos impactos na mobilidade urbana. O objetivo é a caracterização/quantificação de alguns atributos do estoque edificado de edifícios residenciais multifamiliares na cidade de São Paulo a partir dos anos 2000, incluindo características projetuais e construtivas das unidades residenciais (como projeto de arquitetura, implantação, envoltória, materialidade da construção, características das aberturas, etc.), que são fundamentais para a avaliação do seu desempenho térmico e consequente conforto dos usuários, bem como as relações entre área das unidades/número de vagas de garagem/área de estacionamento, desenho dos acessos e das garagens e a localização dos edifícios em relação aos eixos de transporte público, por exemplo, que provocam impactos na mobilidade urbana. O método utilizado será dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e consultas a diferentes bases de dados, e indutivo, por meio de levantamentos de campo de unidades representativas do universo estudado. Os resultados serão analisados comparativamente entre os dados levantados por meio de pesquisa bibliográfica e os estudos de caso levantados em campo.

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