Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da correlação entre o processo de acúmulo de sacarose em cana de açúcar e a digestibilidade da biomassa lignocelulósica

Processo: 16/02985-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 12 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Andre Luis Ferraz
Beneficiário:Raphael Cardoso de Assis Bueno
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/06923-6 - Recalcitrância da biomassa de cana-de-açúcar: fundamentos relacionados à formação da parede celular, ao pré-tratamento e à digestão enzimática, aplicados no desenvolvimento de novos modelos de biorrefinarias, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Biomassa lignocelulósica   Híbridos   Digestibilidade   Biomassa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar as fases de amadurecimento da cana-de-açúcar, determinando simultaneamente o processo de acúmulo de sacarose e a digestibilidade da biomassa lignocelulósica gerada. Serão avaliados o teor de sacarose em entrenós de cana, a composição química e a digestibilidade da biomassa lignocelulósica frente à hidrólise com enzimas comerciais em diversos híbridos de cana de açúcar pré-selecionados por contrastarem quanto ao teor de componentes. Para isso, entrenós similares de um mesmo híbrido serão amostrados ao longo de um ciclo completo de cultivo. Também serão avaliados os entrenós amostrados no sentido topo da planta até a base a partir de plantas maduras. A execução do projeto permitirá obter uma melhor visão sobre os processos de acúmulo de sacarose e da formação da biomassa nas paredes secundárias das células de cana-de-açúcar e dos componentes que causam a recalcitrância da parede celular, principalmente lignina, ácidos hidroxicinâmicos e hemiceluloses.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLLUCCI, DANIEL; BUENO, RAPHAEL C. A.; MILAGRES, ADRIANE M. F.; FERRAZ, ANDRE. Sucrose content, lignocellulose accumulation and in vitro digestibility of sugarcane internodes depicted in relation to internode maturation stage and Saccharum genotypes. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 139, NOV 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.