Busca avançada
Ano de início
Entree

Geocronologia Pará avaliação dós processos dè capturas fluviais: aplicação Èm sedimentos dós vales secos dò Guaratuba (SP)

Processo: 16/06654-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Déborah de Oliveira
Beneficiário:Natália Nunes Patucci
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentos   Pedologia

Resumo

Capturas fluviais estão relacionadas a processos de rearranjos de drenagens e ocorrem quando parte do curso de um canal fluvial desloca-se para fazer parte de outro canal, ocasionando uma "drenagem pirateada". O fenômeno influencia a morfogênese regional e local, além de deixar feições observáveis na paisagem que possibilitam avaliações da evolução do processo, como: cotovelos de captura, vales secos, rios decapitados, rupturas nos perfis longitudinais, colos, cascalheiras e correlações mineralógicas e morfoscópicas dos cascalhos. A pesquisa visa investigar os diferentes materiais de formação de solos dos vales secos do rio Guaratuba (região entre as drenagens dos rios Guaratuba e Claro através da datação absoluta utilizando a técnica Luminescência Opticamente Estimulada (LOE) e Isotopos radioativos (14C), a fim de atribuir a períodos específicos da evolução da paisagem, a origem dessas feições. Aspectos macromorfológicos, granulométricos, morfoscópicos e mineralógicos do material de recobrimento das coberturas superficiais dos vales secos serão pesquisados, assim como serão averiguadas as idades dos mesmos através de datação absoluta por meio de (LOE) e (14C). Por fim, aplicar-se-ão aos resultados, análises estatísticas complementares, especificamente multivariadas e de tendências, para analisar os componentes principais (PCA) dos resultados. A avaliação ambiental sistêmica em conjunto com o uso das técnicas propostas desenvolverá um estudo de abordagens pedológicas/sedimentológicas que relacionem a gênese das coberturas superficiais dos vales secos, sua cronologia e distribuição espacial, ao processo de evolução de piratarias fluviais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, CARLOS BATISTA; SILVA, MARIA ELISA SIQUEIRA; AMBRIZZI, TERCIO; PATUCCI, NATALIA NUNES; LIMA, BRUNA SIMOES; CORREA, WESLEY CAMPOS. Spatial distribution of spectral SST oscillations over the equatorial pacific in the period 1888-2014. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.