Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da distância máxima de absorção de nutrientes em formações florestais tropicais utilizando 15N como marcador

Processo: 15/25946-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Jean Paul Laclau
Beneficiário:Rafael Costa Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/06335-8 - Influência das deficiências nutricionais na arquitetura das raízes finas de mudas de Eucalyptus grandis, BE.EP.DR
Assunto(s):Mudança climática

Resumo

As mudanças climáticas têm causado alterações na temperatura e também nos regimes de precipitação do planeta, aumentando a probabilidade de ocorrência de secas mais severas, o que, no cenário florestal, pode resultar na mortalidade de florestas ao redor do mundo. Assim, é necessário um conhecimento mais detalhado sobre os processos que explicam o funcionamento das árvores, buscando possíveis soluções para sua sobrevivência perante a atual situação. O objetivo do trabalho é avaliar a distância máxima do tronco e a profundidade máxima de absorção de nutrientes pelas raízes das árvores em florestas crescendo sobre Latossolos profundos. As consequências do estatuto social das árvores (comparando árvores dominantes e árvores dominadas do mesmo genótipo numa floresta monoclonal) e da sazonalidade (comparando as estações seca e chuvosa) nas áreas de absorção de 15N injetado em várias profundidades no solo serão estudadas em plantios de eucalipto e em três espécies do Cerrado, respectivamente. Além disso, será avaliado se existe uma complementaridade de nicho no solo entre várias espécies do Cerrado com uma absorção do marcador em camadas diferentes, dependendo da espécie, nas estações seca e chuvosa. O marcador 15N será aplicado no meio da entrelinha do plantio: a) em um talhão de eucalipto com um ano de idade, sendo 4 profundidades (até 9 m) e 3 repetições de aplicação de 15N; b) no mesmo talhão, aos dois anos de idade, sendo, porém, 5 profundidades (até 12 m) e 3 repetições de aplicação; c) em um outro talhão de eucalipto - mesmo material genético - em final de rotação, entre 5 e 6 anos de idade, sendo 6 profundidades de aplicação (até 15 m) e 3 repetições. No Cerrado, o 15N será aplicado em 36 pontos: 2 estações do ano (seca e chuvosa) * 3 repetições * 6 profundidades (até 12 m). Os pontos de aplicação do 15N terão uma distância mínima de 40 m entre eles, para se ter certeza de que as raízes das árvores em que o 15N foliar será avaliado acessam apenas o 15N aplicado no ponto mais próximo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, RAFAEL COSTA; BOUILLET, JEAN-PIERRE; BORDRON, BRUNO; ALO, LIVIA LANZI; COSTA, VLADIMIR ELIODORO; ALVARES, CLAYTON ALCARDE; VAN DEN MEERSCHE, KAREL; STAPE, JOSE LUIZ; GUERRINI, IRAE AMARAL; LACLAU, JEAN-PAUL. Distance from the trunk and depth of uptake of labelled nitrate for dominant and suppressed trees in Brazilian Eucalyptus plantations: Consequences for fertilization practices. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 447, p. 95-104, SEP 1 2019. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Rafael Costa. Avaliação da distância máxima de absorção de nutrientes em formações florestais tropicais usando 15N como marcador. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.