Busca avançada
Ano de início
Entree

Algas marinhas (Schizochytrium sp.) na alimentação de cordeiros confinados: desempenho, digestibilidade e qualidade da carcaça e da carne

Processo: 16/02311-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Américo Garcia da Silva Sobrinho
Beneficiário:Thiago Henrique Borghi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Algas marinhas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:farinha de alga | Ile de France | omega-3 | Produção de ovinos

Resumo

O trabalho será realizado no Laboratório de Produção Ovina, pertencente ao Departamento de Zootecnia da FCAV, Unesp, Câmpus de Jaboticabal, SP. Trinta e dois cordeiros Ile de France, machos não castrados, com 20,0 ± 0,2 kg receberão as seguintes dietas D0: silagem de milho + concentrado sem farinha de algas; D2: silagem de milho + concentrado + 2% de farinha de algas; D4: silagem de milho + concentrado + 4% de farinha de algas e D6: silagem de milho + concentrado + 6% de farinha de algas, com relação volumoso:concentrado 40:60 até atingirem 35,0 ± 0,2 kg de peso corporal. Os objetivos serão avaliar o desempenho (ingestão de matéria seca, ganho de peso corporal e conversão alimentar), a digestibilidade dos nutrientes (MS, MO, PB, EE, FDN, FDA, CHOT, CNF e EB), o balanço de nitrogênio, os parâmetros quantitativos da carcaça (rendimentos de carcaça quente e fria e perda de peso por resfriamento), os qualitativos da carne (pH, cor, capacidade de retenção de água, perdas de pesos por descongelamento e cocção, força de cisalhamento, número de substâncias reativas ao ácido 2-tiobarbitúrico e análise sensorial), a composição centesimal (umidade, proteína, gordura e minerais), o perfil de ácidos graxos (gordura intramuscular), o teor de colesterol, a atividade das enzimas dessaturase e elongase e os índices de aterogenicidade e trombogenicidade da carne proveniente do músculo Longissimus e o perfil de ácidos graxos das gorduras perirrenal, mesentérica e subcutânea. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e oito repetições, sendo as comparações dos tratamentos por contrastes ortogonais, realizadas com auxílio do programa estatístico SAS versão 9.4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENCA, ROBERTA DE LIMA; DA SILVA SOBRINHO, AMERICO GARCIA; BORGHI, THIAGO HENRIQUE; ROJAS MEZA, DIEGO ARMANDO; DE ANDRADE, NOMAIACI; SILVA, LEONARDO GUIMARAES; BEZERRA, LEILSON ROCHA. Performance, carcass traits, physicochemical properties and fatty acids composition of lamb's meat fed diets with marine microalgae meal (Schizochytrium sp.). LIVESTOCK SCIENCE, v. 243, . (16/02311-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGHI, Thiago Henrique. Farinha de algas marinhas (schizochytrium sp.) na alimentação de cordeiros confinados: desempenho, digestibilidade e qualidade da carcaça e da carne. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.