Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do microbioma de leite humano por sequenciamento de nova geração: o impacto da dieta materna e da intervenção com frutooligossacarídeos

Processo: 16/07936-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 30 de junho de 2016
Vigência (Término): 29 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Susana Marta Isay Saad
Beneficiário:Marina Padilha
Supervisor no Exterior: Karsten Kristiansen
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Copenhagen, Dinamarca  
Vinculado à bolsa:13/26435-3 - Impacto da dieta materna e da intervenção com fruto-oligossacarídeo sobre a microbiota do leite humano, BP.DR
Assunto(s):Microbiologia de alimentos   Prebióticos   Leite humano   Aleitamento materno   Frutooligossacarídeos

Resumo

O leite humano é, reconhecidamente, o componente principal para o crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico de lactentes. Além disso, durante a lactação, o leite humano é uma fonte importante de micro-organismos para a colonização intestinal de recém-nascidos. Diversos fatores relacionados mãe têm sido associados com a composição da microbiota do leite humano. No entanto, aparentemente, nenhum estudo investigou se a dieta materna representa um fator modulador da microbiota do leite humano. Portanto, o objetivo deste estudo será investigar o impacto da dieta materna sobre a composição da microbiota do leite humano de mulheres saudáveis, em prática da amamentação e, posteriormente, avaliar o efeito da suplementação na dieta materna com frutooligossacarídeos sobre a microbiota do leite humano. A fim de investigar uma possível associação entre o consumo de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e de fibras com a microbiota do leite humano, um ensaio clínico será dividido em duas partes. A primeira parte será composta de um estudo transversal com 100 mulheres lactantes, recrutadas no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU/USP). A segunda parte consistirá de um ensaio clínico randomizado, placebo-controlado, com 60 mulheres em fase de lactação, provenientes da primeira parte do ensaio clínico. As participantes serão divididas aleatoriamente em grupos suplementação e placebo, os quais irão receber 4,5 g de fruto-oligossacarideos + 2 g de maltodextrina ou 2 g de maltodextrina, respectivamente, ao longo de um período de 20 dias. A avaliação do consumo alimentar será estimada pelo método recordatório 24 horas (24HRM) e questionário quantitativo de frequência alimentar (QQFA) desenvolvido para gestantes. A microbiota no leite humano será analisada a partir de amostras de leite coletadas assepticamente e o DNA será extraído por fenol: clorofórmio com precipitação por etanol. O DNA obtido vai ser utilizado como molde para a amplificação e sequenciamento pelo sistema Illumina MiSeq®. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADILHA, M.; IAUCCI, J. M.; CABRAL, V. P.; DINIZ, E. M. A.; TADDEI, C. R.; SAAD, I, S. M. Maternal antibiotic prophylaxis affects Bifidobacterium spp. counts in the human milk, during the first week after delivery. BENEFICIAL MICROBES, v. 10, n. 2, p. 155-163, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.