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Análise metagenômica da comunidade bacteriana intestinal e caracterização genética de isolados de parasitas intestinais patogênicos: estudo comparativo entre crianças com diarréia e grupo controle

Processo: 16/07952-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Semíramis Guimarães Ferraz Viana
Beneficiário:Bianca Rapini Zalaf
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21254-6 - Análise metagenômica da comunidade bacteriana intestinal e caracterização genética de isolados de parasitas intestinais patogênicos: estudo comparativo entre crianças com diarréia e grupo controle, AP.R
Assunto(s):Crianças   Diarreia   Epidemiologia molecular   Microbioma gastrointestinal   Metagenômica

Resumo

No presente estudo, pretende-se empregando técnicas moleculares convencionais e uma abordagem metagenômica aliada a técnicas de sequenciamento de alta "performance" (plataforma Illumina), respectivamente, caracterizar geneticamente os isolados de parasitas patogênicos como Giardia, Cryptosporidium spp., Blastocystis spp., Dientamoeba fragilis e Enterocytozoon bieneusi e analisar a diversidade da composição da microbiota intestinal, inclusive em situações que se apresentem distúrbios gastrointestinais, como a diarreia. Para isso, a população-alvo que nos propusemos a investigar consiste em crianças em idade pré-escolar (0 a 6 anos de idade), incluindo um grupo com diarreia e um grupo de indivíduos saudáveis. Considerando que o projeto em questão trata-se de uma investigação ampla e laboriosa e cuja execução reúne técnicas importantes em estudos de caracterização genética, pleitear uma bolsa de Treinamento Técnico Nível III torna-se uma alternativa que possibilita a qualificação profissional de técnicos de nível superior, ao mesmo tempo em que permite um suporte adicional para a execução da pesquisa. (AU)