Busca avançada
Ano de início
Entree

As mulheres, os perfumes e as preces: um olhar simbólico sobre a sexualidade no Islã

Processo: 15/26295-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Francirosy Campos Barbosa
Beneficiário:Camila Motta Paiva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade

Resumo

O Islã é a segunda maior religião do mundo e vem crescendo notavelmente no Brasil. Diversas deturpações, propagadas principalmente pela mídia, levam a concepções errôneas e estereotipadas sobre os preceitos religiosos islâmicos e, sobretudo, sobre as mulheres muçulmanas. Tais mulheres "orientais" sempre povoaram o imaginário "ocidental" de forma ambígua: antigamente eram vistas como sedutoras dançarinas, atualmente o clichê em voga é o da opressão e repressão sob o véu. Referência para o estudo da sexualidade no Islã é Abdelwahab Bouhdiba, que esmiuçou a visão alcorânica da sexualidade fazendo emergir seu caráter sagrado. Tal concepção é análoga à de Carl Gustav Jung, que por ter dado grande importância ao estudo simbólico do fenômeno religioso e à figura da mulher na psicologia, muito pode contribuir para esta temática. Considerando que tanto sexualidade como religião compõem e estruturam subjetividades, esta pesquisa tem como objetivo compreender como a sexualidade é vivida pelas mulheres muçulmanas no Brasil, em termos de práticas e sentidos atribuídos. Para alcançar este entendimento, serão entrevistadas cinco mulheres nascidas muçulmanas e cinco brasileiras revertidas, todas casadas e selecionadas por conveniência em comunidades muçulmanas no interior do estado de São Paulo. Os dados serão analisados à luz do referencial teórico da Psicologia Analítica, bem como de estudos oriundos da Antropologia. Ao concentrar a atenção sobre os desejos das mulheres muçulmanas, dando escuta para vozes tantas vezes consideradas como subalternas, espera-se fomentar a discussão sobre feminismos mais abrangentes, para além da tendência hegemônica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Camila Motta. As mulheres, os perfumes e as preces: um olhar simbólico sobre a sexualidade no Islã. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.