Busca avançada
Ano de início
Entree

Reabilitação de edifícios ociosos no centro de São Paulo e a sua conversão em habitação de interesse social: políticas públicas e resultantes arquitetônicas

Processo: 15/20282-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:João Sette Whitaker Ferreira
Beneficiário:Felipe Anitelli
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Habitação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:edifícios de apartamentos | habitação de interesse social | Política Pública Habitacional | Reabilitação de edifícios | edifícios de apartamentos; habitação de interesse social; Política Pública Habitacional; Reabilitação de edifícios.

Resumo

O principal objetivo desse trabalho é compreender políticas públicas habitacionais que idealizaram, nos últimos anos, reabilitações de edifícios ociosos localizados na região central de São Paulo, além de identificar, nesse contexto, as soluções projetuais e arquitetônicas resultantes, situando essas políticas como alternativas possíveis à provisão habitacional vigente e indicando novos modelos de produção, públicos ou privados. O recorte temático escolhido enquadra-se, por um lado, no histórico acadêmico do candidato, que pesquisou edifícios de apartamentos nos últimos oito anos e, por outro lado, insere-se nos interesses de pesquisa do grupo LABHAB-FAU-USP, coordenado pelo prof. Assoc. João Sette Whitaker Ferreira, local onde o pós-doutorado se desenvolverá. A provisão habitacional que será estudada se coloca como alternativa a políticas habitacionais historicamente adotadas, como a construção de extensos conjuntos habitacionais em longínquas periferias e, justamente por isso, aponta outros resultados, como um acesso mais pleno à moradia e à centralidades já consolidadas, como o centro da cidade. Esse trabalho apoia-se em procedimentos metodológicos variados, como revisão bibliográfica, coleta, organização e análise de peças gráficas, visitas técnicas a edifícios reabilitados e entrevistas com pessoas de perfis variados, além de prever instâncias de debate, avaliação e disseminação da pesquisa, como um seminário. Uma das pretensões do trabalho proposto é que se vislumbre possibilidades institucionais para aplicar mais plenamente recomendações básicas da legislação brasileira, contidas, por exemplo, na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade, que qualificam a função social da propriedade e determinam caminhos para uma reforma urbana.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)