Bolsa 16/09971-7 - Envelhecimento, Fármacos neuroprotetores - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A proteína Klotho e o metabolismo energético de neurônios

Processo: 16/09971-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 11 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 10 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Caio Henrique Yokoyama Mazucanti
Supervisor: Mark Mattson
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: National Institutes of Health, Baltimore (NIH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/10787-8 - Efeitos da proteína Klotho sobre a sinalização de insulina e metabolismo energético no sistema nervoso central, BP.DR
Assunto(s):Envelhecimento   Fármacos neuroprotetores   Metabolismo energético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Envelhecimento | Klotho | Metabolismo energético | Neuroproteção | Neurofarmacologia Molecular

Resumo

O envelhecimento sempre foi estudado em modelo animal utilizando a C. elegans devido ao seu ciclo reprodutivo e curta expectativa de vida. O ciclo de vida da C. elegans pode ser expandido a partir do momento que esses animais entram em uma fase de desenvolvimento alternativa conhecida como dauer. Diversos genes que alteram a entrada nesse estágio foram identificados e muitos deles codificam proteínas associadas ao único receptor tirosina quinase expresso no animal. Todos esses genes apresentam homologia em animais e corerspondem a enzimas da sinalização intracelular de insulina. A modulação negativa dessa via leva a um aumento na longevidade em diversos animais, enquanto sua regulação positiva apresenta o efeito oposto. Recentemente, uma nova proteína associada com o envelhecimento foi descoberta em mamíferos. Camundongos que não possuem a proteína Klotho mostram um fenótipo de envelhecimento precoce, com diversas características periféricas, bem como efeitos centrais, como declínio cognitivo. Como a sinalização de insulina está associada com a longevidade, o objetivo deste trabalho é investigar os efeitos da proteína Klotho sob a sinalização de insulina no sistema nervoso central, avaliando alguns parâmetros associados com o estado redox, metabolismo energético e vulnerabilidade ao peptídeo beta-amiloide, toxinas mitocondriais e excitotoxinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZUCANTI, CAIO H.; KAWAMOTO, ELISA M.; MATTSON, MARK P.; SCAVONE, CRISTOFORO; CAMANDOLA, SIMONETTA. Activity-dependent neuronal Klotho enhances astrocytic aerobic glycolysis. JOURNAL OF CEREBRAL BLOOD FLOW AND METABOLISM, v. 39, n. 8, p. 1544-1556, . (16/07427-8, 16/09971-7)