Busca avançada
Ano de início
Entree

Transporte de 5-fluorouracil por nanopartículas de ouro funcionalizadas com anticorpos contra receptores de fatores de crescimento epidérmico (EGFR e HER2)

Processo: 15/26729-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Ramon Kaneno
Beneficiário:Raquel Bester Liszbinski
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono   Nanopartículas de ouro   Neoplasias colorretais

Resumo

O câncer colorretal (CCR) é o terceiro tipo mais prevalente de câncer no mundo, com frequentes complicações metastáticas muitas vezes associadas ao desenvolvimento de resistência adquirida aos fármacos. Uma das estratégias terapêuticas utilizadas no tratamento de pacientes que não respondem bem à quimioterapia convencional é a imunoterapia baseada na aplicação de anticorpos monoclonais cetuximab ou panitumumab, ambos dirigidos ao receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR). Em alguns casos observa-se associação da resistência aos anticorpos com a ocorrência de mutações do gene KRAS, em outros a resistência está associada à superexpressão de HER2, um receptor da família do EGFR. Assim, este projeto foi elaborado para testar a hipótese de que o uso conjunto de anticorpos anti-EGFR e anti-HER será capaz de reduzir o escape das células tumorais e que a associação com fármacos antitumorais tornará mais efetiva sua eliminação. Com esse propósito, nosso objetivo é utilizar nanopartículas ouro para o transporte de 5-fluorouracil (5-FU), endereçando esses nanocarreadores para as células de câncer colorretal recobrindo-os com anticorpos contra os receptores para fator de crescimento epidérmico EGFR (ErbB-1) e HER2 (ErbB-2). Os nanocarreadores serão testados in vitro quanto a sua interação e internalização por diferentes linhagens de células tumorais (um resistente aos anticorpos e duas sensíveis). A interação e o potencial de internalização serão avaliados por citometria de fluxo, bem como a indução de apoptose/necrose e a avaliação do efeito do construto sobre o ciclo celular das células testadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LISZBINSKI, RAQUEL B.; ROMAGNOLI, GRAZIELA G.; GORGULHO, CAROLINA M.; BASSO, CAROLINE R.; PEDROSA, VALBER A.; KANENO, RAMON. Anti-EGFR-Coated Gold Nanoparticles In Vitro Carry 5-Fluorouracil to Colorectal Cancer Cells. MATERIALS, v. 13, n. 2 JAN 2 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LISZBINSKI, Raquel Bester. Transporte de 5-fluorouracil por nanopartículas de ouro funcionalizados com anticorpos contra receptores de fatores de crescimento epidérmico (EGFR e HER2). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.