Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, síntese e avaliação biológica de novos inibidores seletivos da hidrolase O-GlcNAcase (OGA)

Processo: 16/04003-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Ivone Carvalho
Beneficiário:Michelle Ogava Igual
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):O-GlcNAcilação

Resumo

O processo de O-GlcNAcilação ou modificação O-GlcNAc é regulado por duas importantes enzimas, uma glicosiltransferase, denominada de O-GlcNAc transferase (OGT) e uma hidrolase, O-GlcNAcase (OGA). Estudos tem demostrado a importância da O-GlcNAcilação em processos celulares fundamentais e sua correlação com o surgimento de diabetes tipo 2, doença de Alzheimer e câncer. Até o momento, muitos inibidores da OGA foram descritos. Contudo, os questionamentos relacionados a estes compostos são devidos à falta de seletividade entre a OGA, e as enzimas beta-hexosaminidase A e beta-hexosaminidase B, as quais participam da reciclagem fundamental de glicoesfingolipídeos no interior dos lisossomos. Os resultados obtidos no trabalho desenvolvido anteriormente mostraram-se interessantes, sendo que os compostos testados não foram citotóxicos, e o composto 2-[(2-fenil)etil-(1H-1,2,3-triazol-4-il)]-2-desoxi-²-D-glicopiranosídeo de metila (26) apresentou atividade inibitória comparável ao composto Thiamet-G, um inibidor potente descrito de OGA. Estes resultados iniciais abrem maior perspectiva para a obtenção de novos derivados mais ativos e seletivos para OGA. Os novos compostos serão obtidos utilizando a rota sintética padronizada no estudo anterior, partindo-se do cloridrato de 2-amino-2-desoxi-D-glicose, envolvendo a acetilação das hidroxilas do carboidrato e formação do doador glicosídico de bromo, para posterior reação de glicosilação com metanol. O composto glicosilado será submetido à reação de diazotransferência, para a subsequente reação de CuAAC com diferentes alcinos. Os compostos sintetizados serão avaliados quanto à citotoxicidade, padrão de O-GlcNAcilação e seletividade frente as enzimas OGA e beta-hexosaminidases A e B. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IGUAL, MICHELLE O.; NUNES, PAULO S. G.; DA COSTA, RAFAEL M.; MANTOANI, SUSIMAIRE P.; TOSTES, RITA C.; CARVALHO, IVONE. Novel glucopyranoside C2-derived 1,2,3-triazoles displaying selective inhibition of O-GlcNAcase (OGA). Carbohydrate Research, v. 471, p. 43-55, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IGUAL, Michelle Ogava. Planejamento, síntese e avaliação biológica de novos inibidores seletivos da hidrolase O-GlcNAcase (OGA). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.