Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão diferencial de genes relacionados com caraterísticas da carcaça e carne de bovinos da raça Nelore

Processo: 15/16850-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Danielly Beraldo dos Santos Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/22894-1 - Splicing alternativo de transcritos em tecidos musculares de bovinos da raça Nelore fenotipicamente divergente para características de carcaças e carne, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise de sequência de RNA   Lipídeos

Resumo

Os métodos quantitativos de melhoramento, aliados ao conhecimento sobre o mecanismo de ação dos genes associados a características de qualidade da carcaça e da carne bovina, podem permitir aos produtores brasileiros produzirem carnes diferenciadas, promovendo assim maior competitividade do país no mercado internacional. Assim como outras características de importância econômica, as características de área de olho de lombo (AOL) e o teor de lipídios da carne, também são dependentes do efeito ambiental e genético sobre os tecidos e metabolismo. No âmbito da genômica funcional animal, o estudo do transcriptoma por meio do RNAseq, permite a avaliação molecular dos animais para estas características. Neste sentido, a expressão diferencial de genes e suas isoformas, associadas à AOL e ao teor de lipídios da carne, irá contribuir para o entendimento dos mecanismos moleculares envolvendo essas características e, posteriormente, para a seleção de animais superiores da raça Nelore. Diante do exposto, esse projeto tem como objetivo identificar genes diferencialmente expressos e obter informações do perfil de expressão do genoma em tecido muscular de animais da raça Nelore fenotipicamente divergentes para características de carcaça (área de olho de lombo) e carne (teor de lipídios totais), utilizando a técnica de RNA-Seq. Esse projeto contribuirá na identificação de genes diferencialmente expressos e poderá gerar informações sobre os mecanismos moleculares relacionados a essas características, e assim, contribuir para a produção de carne com maior qualidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS SILVA, DANIELLY BERALDO; SIMIELLI FONSECA, LARISSA FERNANDA; PINHEIRO, DANIEL GUARIZ; MAGALHAES MUNIZ, MARIA MALANE; BRAGA MAGALHAES, ANA FABRICIA; BALDI, FERNANDO; FERRO, JESUS APARECIDO; LOYOLA CHARDULO, LUIS ARTUR; DE ALBUQUERQUE, LUCIA GALVAO. Prediction of hub genes associated with intramuscular fat content in Nelore cattle. BMC Genomics, v. 20, JUN 25 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Danielly Beraldo dos Santos. Genes diferencialmente expressos e splicing alternativos relacionados com características de carcaça e carne de bovinos da raça Nelore. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.