Busca avançada
Ano de início
Entree

Filmes Langmuir-Blodgett híbridos de nanotubos de carbono e polissacarídeos algais para imobilização de enzimas

Processo: 16/01867-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Luciano Caseli
Beneficiário:Raul Torres Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono   Fosfolipídeos   Monocamadas de Langmuir   Técnicas biossensoriais   Química de interfaces   Técnica de Langmuir-Blodgett   Polissacarídeos

Resumo

Neste projeto, pretende-se estudar a ação de nanotubos de carbono e polissacarídeos algais como remediadores na imobilização da enzima urease na forma de filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett (LB) de lipídios, que servem como sistemas bioinspirados. Será usado o lipídio catiônico dioctadecildimetilamônio (DODAB), que será espalhado na interface ar-água. Nanotubos de carbono, polissacarídeos algais, e urease serão incorporados aos filmes de Langmuir lipídicos via subfase aquosa. A interação entre lipídio, enzima, nanotubos e polissacarídeos na interface ar-água será avaliada através de medidas de pressão e potencial de superfície, microscopia no ângulo de Brewster (BAM) e espectroscopia de reflexão-absorção no infravermelho com modulação da polarização (PM-IRRAS). Os filmes serão transferidos para suportes sólidos usando a técnica de Langmuir-Blodgett e caracterizados por técnicas espectroscópicas, morfológicas e nanogravimétricas. Os resultados serão avaliados sob a perspectiva de possíveis implicações em nanobiotecnologia, inferidas a partir dos efeitos causados pelos nanotubos de carbono e polissacarídeos algais nas membranas artificiais, especialmente como na incorporação de enzimas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, RAUL T.; MORAIS, PAULO V.; NORDI, CRISTINA S. F.; SCHOENING, MICHAEL J.; SIQUEIRA, JR., JOSE R.; CASELI, LUCIANO. Carbon Nanotubes and Algal Polysaccharides To Enhance the Enzymatic Properties of Urease in Lipid Langmuir-Blodgett Films. Langmuir, v. 34, n. 9, p. 3082-3093, MAR 6 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.